segunda-feira, 7 de maio de 2012

Mãesdemerda e Pobres filhos



E como tudo na vida tem dois lados e eu simplesmente detesto qualquer radicalismo, resolvi escrever sobre o outro tipo de mãe ao extremo. Aquela que acha que seus filhos são mini adultos, feitos de ferro e os conservantes, congelados e cheetos estão aí para facilitar a vida mesmo. Enchem a boca para falar que são mães, mas quem consola seus filhos quando estão com medo ou zelam numa noite de febre alta, são suas babás de uniforme alvíssimo, as pobres avós, ou mesmo as professoras da escola ou a MÃE de algum amiguinho.

Seus filhos são mero acessórios em sua vida, afinal a família, os amigos e até os desconhecidos cobram a maternidade depois de algum tempo de casamento. E vamos combinar, pouquíssimas são MULHERES para assumirem que não querem ter filhos, em uma sociedade que ainda vê filhos como o sucesso de uma relação. Ou pior, são frutos de uma louca que dispôs da vida de outra pessoa com a intenção de segurar um ‘amor’...

Durante a gestação acham um saco as transformações em seus corpos e não abrem mão de seus saltos agulha ou mesmo de sua alimentação desequilibrada, continuam suas agitadas vidas sociais regadas a baladas e álcool e ainda tem a cara de pau de usar o argumento de serem donas do próprio corpo, como se a partir do momento que decidimos ter filhos, nosso corpo não passasse a coexistir em outro ser.

Amamentar? NUNCA! Afinal os cientistas não passaram anos pesquisando formulas infantis a toa. Com certeza elas são o suficiente para nutrir aquela criança, e, além disto, ela não é doida de correr o risco de ver seus seios despencarem por conta de uma ‘tradição sem fundamento’. Anticorpos? para isto existem as vacinas, polivitaminicos e mais mil e uma panacéia lançadas anualmente pela indústria farmacêutica.

Alimentação sudável? Nossa, isto dá um trabalho... e ela tem certeza absoluta que as empresas alimentícias estão aptas para dar conta disto. Suco de frutas? Dá muito trabalho, pega ali um saquinho de suco em pó, afinal na embalagem está escrito “ contém vitaminas”. Acordar cedo e preparar um bom café da manhã para seus filhos? Para quê?  Basta abrir o armário e pegar um saco de batatas fritas, e ainda diz que não se preocupa pois seus filhos tomam leite todas as manhãs na caixinha de toddynho que acompanha as batatas. Ainda se emproa para dizer que seus filhos amam o tipo de alimentação que lhes é oferecida é que os amiguinhos morrem de inveja dos seus filhos.

Brincar com seus filhos? Ter e criar tradições familiares? Pra que ? Estamos no século XXI e os programas da TV atualmente tem conteúdo ‘pedagógico’... Além disto a novela, a manicure, a conversa ao telefone, a balada, o sono são tão menos entediantes... e ela é mulher, precisa ter tempo para as coisas dela. Além disto, a babá ganha um bom salário ou a vovó se acha tão útil... seria até desumano tirar estas tarefas delas...

 A Criança está agressiva e tendo problemas na escola? Não tem problema, ela contrata um bom psicólogo, ou ainda oferece um chocolate para o filho antes de ir para a balada, mas ele tem que prometer que vai ficar bonzinho... A professora  manda bilhetes diários pedindo que ela compareça a escola? Nossaaaaaaaaaaaaa, esta professora deve ser uma desocupada. E quando finalmente ela comparece à escola para se ver livre daquela desocupada que persegue seu anjinho, e é informada que seu filho de 8 anos, apresenta SÉRIOS problemas de comportamento, inclusive bolinando todas as coleguinhas e professoras da escola, e relata que aquilo é normal pois o namorado da mamãe faz e ela RI... ela diz que vai contornar o problema comprando aquele presente MEGA caro que o filho pediu ontem, se ele prometer que vai se comportar. ( Sério! Esta cena aconteceu COMIGO quando eu era professora!!!)

Mas basta aparecer a festinha do filho de uma amiga do trabalho, ou um evento onde criança seja bem vida para elas vestirem a capa de MÃE, e pode ter certeza nestas ocasiões seus filhos invariavelmente são os mais bem vestidos da festa e seu olhar chega a transbordar ternura...Mas logo que deixam de ser úteis são novamente delegados ás avós ou babás, que tentarão educar, acarinhar, proteger e zelar por aqueles pequenos, mesmo que suas funções sejam absolutamente diferentes destas Avó foi feita para deseducar, e babá para cuidar segundo a orientação dos PAIS, nos momentos que estes estão ausentes, seja por trabalho ou mesmo em alguns momentos de lazer...

E estes pobres filhos crescem, sem rumo, cometendo atos cada vez mais absurdos na tentativa mãe de alcançar um segundo de sua atenção, e as meninas.... Provavelmente se tornam projetos de periguetes, sem nenhuma auto estima, trocando seu corpo por segundos de atenção de um estranho, enquanto os meninos tradicionalmente se tornam pityboys, usando a violência também na tentativa desesperada de algum olhar daquela mãe.

Sinceramente não sei quem faz mais mal a seus filhos, se as ‘supermães’ ou se  as ‘mãesdemerda’, mas sinceramente acho que ambas são mulheres desequilibradas, que usam seus filhos para cumprir uma função social doentia que elas criaram em suas cabeças, mulheres que definitivamente não deveriam ter parido e que estão longe de honrar a grandeza que o título de MÃE carrega consigo.


5 comentários:

  1. Concordo plenamente, amiga.
    Eu sou bastante honesta em dizer que não quero ser mãe.
    Gosto de dormir e acordar tarde, de comer besteira, e de cuidar do meu umbigo. E não há nada errado com isso quando você só tem que cuidar de si mesma.
    Mas quando você tem de cuidar de outro ser, isso tudo tem problema sim, e você tem que passar a olhar outro umbigo que não o seu.
    Pronto, falei.

    ResponderExcluir
  2. olá. eu sei onde queres chegar. Aqui em Portugal, existe muita criança em risco, de quem os assistentes sociais cuidam, crianças em que os Pais são alcoólicos, drogados e os quais têm falta de amor, de carinho e como tal não lhes ensinam os valores necessários e como tal o assistente social, tem de os obrigar e ensinar a estudar, ir com eles á escola, estar atento... mas existem as mais ditas normais, que é a essas que te referes que não fazem nada pelos filhos, em que a pessoa só veste a pele de mãe amorosa quando está na presença de outras pessoas. sei onde queres chegar. beijos e um abraço. as melhoras

    ResponderExcluir
  3. Post MA.RA.VI.LHO.SO!!
    Por isso, sou a favor de mulheres que assumem que não querem ser mães, que não tem tino para isso. Antes essas mulheres que fogem da maternidade, do que aquelas que colocam os filhos no mundo e sequer fazem o básico que uma criança necessita. Conheço várias assim..
    Bjão!

    ResponderExcluir
  4. Tá inspirada, hein? Conheço algumas dessas, mas nao me aprofundo na amizade. Bom post, bjs

    ResponderExcluir

Apesar de falar mais do que o homem da cobra, adoro quando vc também consegue falar! Então saí da moita e Pitaca a vontade...