sábado, 19 de maio de 2012

Sobre não ser Pikachu


Como autêntica Brasiliense sempre gostei de política, talvez pela proximidade com o poder, pela estrutura da organização social da própria cidade, que aproxima muito a classe média dos políticos em seu dia a dia, dividindo espaço seja no restaurante, nos bares, nas super quadras, nos hospitais, escolas ou por ser testemunha ocular dos grandes fatos que marcaram a história nacional contemporânea. O fato é que percebo, depois de já ter residido em 5 estados diferentes que o Brasiliense trata a política de forma muito mais presente na sua vida do que  nos outros lugares que já vivi.

Não entendo quando ouço alguém falar (e até se orgulhar) que não gosta de política! Na verdade acho que isto é daquelas coisas que não dá para ser opção, tal como respirar, comer, fazer xixi... É inerente do ser humano. Fazemos e vivemos política o tempo inteiro, seja na hora que vamos a padaria comprar um simples pãozinho, na hora em que estamos em um parque com nossos filhos  ou no momento em que a vida traz suas surpresas e temos que nos deparar com situações complexas como o desemprego ou mesmo uma doença grave...

Já tive minha época de esquerdista, contestadora ou qualquer coisa que fizesse relação à tradicionalismo era alvo de críticas ferrenhas, entretanto como eu não sou Pikachu,  consegui olhar o outro lado da questão, e se um dia julguei todos os militares filhotes do coisa ruim e todos os ‘revolucionários’ anjos de luz evoluídos hoje enxergo com clareza que houve excessos de TODOS os lados, e muito me preocupa a tal ‘comissão da verdade’, me cheira mais a comissão PARCIAL da verdade, do que comissão da verdade real. E ao mesmo tempo em que acredito sim que os grandes carrascos do DOI-CODI devam ser JULGADOS e PUNIDOS, também acredito que os seqüestradores de embaixadores e ladrões de banco devam ser... Se analisarmos mais profundamente o argumento de ideologia pode ser aplicado a qualquer lado.

Hoje não me agarro mais a partidos ou à esquerda, Direita, Liberal ou conservador, talvez este conceito seja lindo e ideal para os Estados Unidos, mas está longe de ser sequer razoável para a realidade Brasileira... Hoje me preocupo mais com pessoas e com Caráter. E sim admiro muito pessoas, POLITÍCOS que diferente do que prega o imaginário popular não são todos ladrões safados, Claro também estão longe de ser candidatos a canonização imediata, São apenas HUMANOS, mas com uma puta vontade de fazer certo.

De Imediato lembro do ACM Neto, que logo na sua estréia na câmara, foi homem o suficiente para enfrentar seu avô o todopoderoso e temido Toninho malvadeza; Ou ainda o Luiz Estevão que apesar das acusações enfrentadas foi o ÚNICO deputado distrital em 2005 a comprar efetivamente a briga dos professores do DF e garantir que o 13º fosse pago no prazo legal ( Isto o SIMPRO-DF, faz questão de abafar), Ou o Romário que apesar de todas as criticas que recebe, abandonou seu adorado Futevôlei nas praias da Barra, mesmo nos FDS para não dar motivos para o falatório. Mesmo o Paes com seus conchavos e acordos, consigo admirar afinal na enchente de 2010 enquanto o prefeito de Nitéroi e o próprio governador do estado se escondiam em seus escritórios secos e confortáveis, ele mudou para o centro de controle de crise e durante dois dias deu entrevistas com a mesma roupa e aparência cada vez mais abatida.  Ou ainda o próprio Roriz, que mesmo raposa velha e cheio de artimanhas,  Nunca vi o DF funcionar de verdade fora dos seus governos...
O quê dizer então de homens como o Reguffe ou o Marcelo Freixo, um abre mão de verba de gabinete, salário extra e todas as regalias a que teria direito legal por acreditar na sua missão e o outro enfrenta a fúria das milícias, vivendo cerceado em sua liberdade, escondido e com sua família constantemente ameaçada e mesmo assim vai a luta por acreditar que realmente pode fazer a diferença, ou ainda a Manu do RS que apesar de socialista de carteirinha não tem vergonha de admitir em rede nacional que AMA uma boa bolsa e um excelente sapato. Para estes, tiro o chapéu e faço comício em praça publica!

Isto não quer dizer que votaria em todos eles, entretanto mesmo não concordando com alguns ou muitos pontos de suas trajetórias, ainda assim consigo ver muitos pontos positivos tanto de caráter quanto de história de vida. Sabe o nome disto? DEMOCRACIA, aquele regime político pelo qual tanto se lutou um dia em nosso país e que se resume basicamente em LIBERDADE e IGUALDANDE que vale para todos tanto Minorias quanto Maiorias... Não preciso concordar com tudo que você faz ou diz, mas preciso ter inteligência para argumentar e respeito para acatar a diferença.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apesar de falar mais do que o homem da cobra, adoro quando vc também consegue falar! Então saí da moita e Pitaca a vontade...