quarta-feira, 16 de maio de 2012

Publicidade Infantil - Pelo direito de escolha


E acabo de descobrir a mais nova caça às  bruxas! A publicidade infantil!!!! E de repende me dou conta que um mero comercial de suco em pó, ou quem sabe da boneca recém lançada é fruto da mais profunda das profundezas duzinfernos... E mesmo que não queira sou obrigada a me perguntar ONDE anda a tal da democracia pela qual tanto se gritou e tanto se lutou? Está restrita à comissão (parcial) da verdade? Não se aplica no nosso dia a dia? Não está embutida no direito a opinião diversa?

 Tá certo, não sou retardada a ponto de achar que deve estar tudo liberado, apesar de fumante convicta, fui super favorável à proibição de propagandas de cigarro na Tv, principalmente associadas a vida saudável como era na década de 80. Também acho absurdo colocar uma propaganda de cheetos no meio de um programa infantil informando que é assado, tentando criar uma associação com alimentação saudável, isto é abusivo, mentiroso e cruel!!! Mas sinceramente não vejo mal nenhum na propaganda da boneca recém lançada, ou do tênis com o personagem da moda. Pelo contrario acho positivo, que as crianças aprendam a selecionar seus objetos de desejo, aprender a esperar por eles e porque não até mesmo negociar a possibilidade de aquisição ou não. Acho que isto ajuda a formar consumidores conscientes, e incentivo as crias a elas próprias juntarem moedinhas e ou fazer pequenos trabalhos para assim conseguirem pagar pelos seus objetos de desejos, foi assim com o primeiro celular da Zebra, com o Caminhãozão que cabia ele dentro do HL ou a Bebe Amor da Nine. Prefiro milhões de vezes que meus filhos ESCOLHAM o que gostam como brinquedo, roupa, sapatos, mochilas, a serem robôs que seguem apenas o que eu ou o pai escolhemos para a vida deles. E posso garantir até hoje não tive que lidar com birras provocadas por consumo, mesmo quando ouvem um Não, seguido de uma explicação sobre o porquê não achamos adequado eles possuírem tal ou qual produto.

Claro que muitos dos produtos anunciados são completamente fora da realidade de várias famílias, inclusive da minha, e outros são absolutamente inadequados para o que consideramos adequados para nossa família. Mas daí entra a RESPONSABILIADE do pai mãe de sentar, explicar, ensinar, negociar... Dá trabalho OBVEEEEEEEEEOOO que dá, um trabalho duzinferno, é preciso por vezes explicar a mesma coisa um milhão de vezes. Mas este não é o papel dos Pais? Tá certo, é mais fácil PROIBIR, não despertar vontades e desejos nos pequenos, assim os pais não precisam lidar com as birras e ai sobra um pouco mais de tempo para correr atrás de novas teorias ....

Pelo direito de escolha SEMPRE, na maior parte das vezes o que serve para a minha família, serve APENAS para a minha família.... e a Recíproca costuma ser verdadeira.



5 comentários:

  1. Você é diva, fazer oque né?
    Adorei!
    A gente esquece que nós somos responsáveis pelos limites dos filhos. Clara vê essas bugingangas passando na propaganda e fala: "ah mae, eu queria!" e eu digo logo que não, as vezes explico as vezes nao. E isso sempre foi assim, desde pequenininha, em supermercado, shopping, tudo. Ele pede e eu explico que nao, e nao se pode ter tudo e bla bla bla...
    As propagandas existem, sempre existirao,e tem tanta mae que atira pedra nisso mas na primeira oportunidade de fazer propaganda, a filha é a primeira na fila. Né?
    Cabe a nós mediarmos dentro de nossa casa; darmos continuidade ao educar; isso faz parte.
    xeroooooo

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  2. Tbem concordo com voce.
    Cabe a gente educar e adequar o consumismo a nossa realidade.
    Eu nunca tinha pensado nisso ate começar a ler estes blogs de mae...
    Tb acho que é muita regra pra pouca coisa!!!
    Bjo

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  3. Família, indústria e Estado são corresponsáveis. Da forma como estão organizadas as coisas, a indústria de brinquedos e alimentos, aliada às agências de publicidade não aceita qualquer limite à forma como se comunicam diretamente com as crianças.

    Cabe ao Estado, junto com a sociedade, estabelecer esses limites. E diversos estudos feitos com base no desenvolvimento infantil, apontam que crianças menores de 12 anos não tem discernimento o suficiente para separar a ficção publicitária da realidade. Ou seja, é um abuso da inocência das crianças que se faz sem o intercâmbio dos pais, quando elas estão sozinhas, vendo tv, na internet e até dentro de escolas.

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    1. João, concordo com você em alguns pontos. Entretanto tenho algumas considerações a fazer:
      1- quem disse que TV, internet e Criança sozinhas combinam? Estes momentos tem que ocorrer com a supervisão de um Adulto, muito dos problemas da infância atual seriam menores caso estes meios de comunicação não fossem utilizados erroneamente como Babás de crianças.
      Ali no Texto mesmo critico a propaganda do cheetos enaltecendo o 'assado', justamente por causar uma impressão mentirosa aos pequenos. entretanto tratar com seriedade jamais pode ser confundindo com proibição como pregam muitos xiitaa.
      E para terminar, sempre me preocupa MUITO a intervenção no estado na vida privada do cidadão!!!! Acredito que o direito de ESCOLHA é SAGRADO! E acho que o 'foco' da 'luta' está errado, não devemos desejar que o estado 'regule' o que é apropriado para o cidadão e sim exigir que ele forneça condições de EDUCAÇÃO necessária a fim de que o cidadão seja capaz de fazer suas escolhas com embasamento Real.
      De qualquer forma, adorei ler seu ponto de vista. como SEMPRE falo só amadurecemos a partir de pontos de vista diferentes do nosso.

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  4. Adoreiiii o teu post,eu concordo com tudo o que vc disse,não sinto culpa se compro algo p/ inha filha fora das datas comemorativas,posso está fazendo errado mas como vc mesma disse:o que serve p/ minha família,serve apenas p/ minmha família.
    bjs

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Apesar de falar mais do que o homem da cobra, adoro quando vc também consegue falar! Então saí da moita e Pitaca a vontade...