domingo, 27 de maio de 2012

Melhor mousse de Chocolate do Viveverso

Cozinhar sempre foi um exercício de amor e paixão, e apesar de não ter nenhuma vocação para chefe ou para gastronomia, sempre amei a alquimia da cozinha e como autentica descendente de italianos, cozinhar é acima de tudo demonstração de amor e cuidado... Não suporto a cozinha de todo dia, o cozinhar por obrigação, entretanto, não abro mão de cozinhar para demonstrar amor e cuidado... Então por aqui final de semana é sinônimo de farra gastronômica, nada me impede ou tira meu prazer de cozinhar para quem amo.
Com isto as receitas por aqui costumam se  tornar cíclicas, povinho se apaixona por determinada receita e ficamos semanas e até meses na variação da mesma receita... Gosto de me superar e ver os olhinhos brilhando a cada semana... Já tivemos o período de mousse de maracujá, de mousse de limão, de quindão, de pudins... e  como Marido não é fã de chocolate, uma das minhas receitas prediletas acabou ficando armazenada no fundo da cachola e há mais de 8 anos não era executada... Ontem elaborando o cardápio do Fim de semana, lembrei da bichinha e como EU não estou conseguindo comer quase nada por conta de uma infecção de garganta, resolvi ME fazer este carinho. Para o cardápio de sábado ficou Pudim de Leite e para o de hoje minha saudosa Mouse de chocolate.
Ela foi executada com carinho adicional, não estava sendo preparada para mimar filho, marido ou amigos, era o meu mimo e sim EU MEREÇO! E hoje na sobremesa qual foi minha surpresa ao ver os olhos da minha pequena Nine brilharem na primeira colherada, Epa, justo a Nine que não é fã de doces? O rostinho de prazer foi simplesmente indescritível e depois da terceira repetição veio o maior pagamento que uma cozinheira possa ter: Mãe, este é o melhor doce dos doces do viveverso*!!!
Quer a receita do melhor mousse de chocolate do viveverso*?

200Gr de chocolate ao leite ( só uso o nestlé)
50 Gr de manteiga com sal
5 Ovos grandes
1 pitada de essência de baunilha

Modo de fazer

Derreta o chocolate com a manteiga em banho maria ou no micro ondas
Separe as claras das gemas.
Bata as claras em neve firme e reserva
Acrescente as gemas no chocolate com a manteiga derretidos ainda mornos, passando-as por uma peneira sem raspar ( a película da gema é que deixa cheiro de ovo) e acrescente a essência de baunilha, mexa vigorosamente para formar um creme espesso.
acrescente aos poucos o creme de chocolate nas claras em neve, encorporando vagarosamente de preferência com um fue grande para não perder o aerado.
 Leve à geladeira de um dia para o outro

Fácil, rápida e pratica, afinal tenho crias lindas para cuidar e amar e não dá para perder horas na cozinha...E no fim ainda ganho elogio da pequena mais gostosa e gulosa que já apareceu por estas bandas.

* Viveverso= = Universo na linguagem da Nine, sei que ela já deveria falar corretamente, mas acho bunitinho e não corrijo. Não gostou? Me processe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apesar de falar mais do que o homem da cobra, adoro quando vc também consegue falar! Então saí da moita e Pitaca a vontade...