terça-feira, 11 de outubro de 2011

Minha Infância

Atendendo a convocação da Ingrid Strelow do Blog Desconstruindo a Mãe, hoje parei para lembrar com carinho da minha Infância.
Fui criança nos anos 70 inicio dos 80... e por mais que eu tenha lembranças maravilhosas da minha infância duas me perseguem e me mostram até hoje que desde sempre fui esta criatura meiga e briguenta que sou até hoje.
A primeira estou de cavalinho nos ombros do meu pai, tinha acabado de assistir Pluft o fantasminha e tomava uma garrafa de BIDU, o precursor da Fanta uva. É até hoje é nítida a sensação de segurança e poder que aqueles ombros me transmitiam.
A outra tinha acabado de aprender a andar de bicicleta há pouco, era uma fedelha de quase 7 anos, mamãe estava chegando em casa do trabalho e me pega pulando a casa de um vizinh o que era no mínimo o triplo do meu tamanho. Ao ser questionada sobre o que eu estava fazendo de pronto foi surpreendida com minha resposta: nada não mãe, só vou ali quebrar a cara deste moleque FDP que acabou de xingar você. Não dei tempo nem de ela poder responder, entrei lá enchi a cara do moleque de sopapos levei meu quinhão de mordidas e saí de lá com a alma leve e o coração em paz.
Assim foi a minha infância sempre encontrando aconchego nos braços dos meus pais, você para curar um machucado e não foram poucos, só para exemplificar meu pai era diretor administrativo do maior hospital de Brasília e chegou a um ponto que no PS ele era só o Pai da Beta e não o DR.Berrondo e não foram poucas as vezes que mamãe largou a sala de aula para ir socorrer a filha que tinha quebrado o cotovelo, cortado a cabeça, caído de Bicicleta ou de cima de uma arvore de cabeça no chão. Ou aconchego para espantar o monstro do escuro, preparar o remédio milagroso de agua com açúcar que curava todos os meus medos, ou simplesmente ficar abraçados quando o bicho pegava feio...
Minha infância teve arvore, bicicleta, bet, voley na rua, pique pega , pique esconde e pique bandeira, quase nenhuma TV mas muito mingau  de farinha láctea, macarrão ao alho e óleo preparado por papai aos domingos acompanhado da melhor limonada suíça do mundo. E especialmente muito amor, carinho e proteção.
E hoje como mãe, espero chegar ao menos aos pés do que foram os meu Pais: Carlos Berrondo e Antonieta Berrondo. Literalmente tudo que sou devo e agradeço a vocês


4 comentários:

  1. Amiga,q lindo,tô aqui imaginando vc socando a cara do muleque,rsrsrsrsrs...viajei mesmo...
    Agora q água com açucar e um beijinho resolviam tudo era a pura verdade...agora ñ podemos dar pra ñ terem cárie e nem ficarem gordos...é ruim,hein?sábado mesmo dei ao Dan depois q ele brincando com os primos de meus pintinhos venham cá,meteu a cara na coluna da área tentando pegar a irmã...pior q uma vez eu fui fazer isso e nervosa coloquei sal no lugar do açucar...kkkkkkquase matei a criança...kkkkk culpa da sogra q bota tudo em potes com tampa verde...kkkkkkkkkbjs, e adorei suas memórias...sempre doces e alegres esse tempo infantil...

    ResponderExcluir
  2. Que lindo Beta! =))) Arrepiei com esse final! Meu sonho é ouvir isso de meus filhos um dia!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Roberta, me fizeste rir e lembrar muito nitidamente da única briga em que me meti na infância (a ponto de sair na porrada): minha mãe também foi ofendida e ninguém jamais chamaria minha mãe de puta!!! Logo eu, uma baita nádegas flácidas, avisei pra uma de minhas grandes amigas - cujo apelido era CHINA-PAU -, que já tinha surrado até pessoal de segundo grau da escola: - Te prepara, no recreio eu acabo contigo!

    Lembro de um colega ter me dito, já na oitava série, que foi a primeira briga de guria que ele viu em que rolou soco na cara. Engraçado que em colégio de freiras isso tenha acontecido e as freiras nem tenham chegado perto de mim!

    Sangue quente e faca-na-bota, essa sou eu mesma, especialmente pra defender a família.

    Fico pensando que justamente isso nos guia: o exemplo de segurança, retidão, de caráter, de ser pai e mãe envolvidos na educação dos filhos o que nos inspira a sermos quem somos hoje.

    Obrigada, tua participação fez diferença pra mim, especialmente sabendo que estás num momento tão delicado.

    beijo,
    Ingrid

    ResponderExcluir
  4. Roberta, sensacional!
    A frase que fecha teu post resume tudo!!!
    Sem eles, não seríamos nada. E, com certeza, na nossa geração, lutaram bem mais do que a gente luta.

    Paulo
    incubandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir

Apesar de falar mais do que o homem da cobra, adoro quando vc também consegue falar! Então saí da moita e Pitaca a vontade...