sexta-feira, 14 de outubro de 2011

EDUCADOR

Amanhã é dia do professor e fico aqui me questionando o quanto uma classe profissional de tanta importância na evolução do ser humano passou a ser tão desvalorizada e desrespeitada em tão pouco tempo.
Cansamos de falar que os alunos mudaram, que não respeitam mais seus professores blablabla, whiskas sache... Mas será que realmente só os alunos mudaram ou será que a grande mudança não foi no professor?
Tá bom, pode m chamar de velha, boba e utópica mas venho de uma época onde as pessoas se tornavam professores por vocação, por AMOR à EDUCAÇÃO e não por comércio.
Venho de uma família onde o professor e a educação eram realmente RESPEITADOS, mas mesmo assim fomos ensinados que quem respeita também contesta e também discorda e que o papel principal do Professor era promover este debate a fim de chegar a compreensão.
Minha Tia Avó: Socorro Jordão Emerenciano, foi uma pioneira da educação no DF, doutora em educação pela Sorbone, nunca casou  dedicou a sua vida a nós sobrinhos e à educação e por incrível que pareça salário nunca foi a maior preocupação da vida dela, trabalhou até a hora que o alzhaimer tomou conta do cérebro brilhante e dependia exclusivamente do seu trabalho para sobreviver.
Minhã Mãe: Antonieta Berrondo, foi outra, dedicou a vida à educação, e me lembro nitidamente da alegria dela ao descrever seu dia de trabalho... aquilo a impulsionava... a mantinha alerta, hoje mestre em educação de jovens e adultos, vive as custas de sua aposentadoria e dá graças a Deus por meu pai ser aposentado do Judiciário, do contrario o seu salário mal pagaria seu tratamento.
Minha Afabetizadora: Magda Gravina, Educadora incrível, tbm não teve filho e dedicou sua vida aos sobrinhos e a nós seus alunos.ela despertou em mim um amor profundo pela literatura e para sempre será a minha Tia Magda... Tbm não ficou rica vive de sua aposentadoria, junto à família em Goiania.
Três mulheres, Três EDUCADORAS, Três exemplos de vida e de PROFISSIONAL. as três lutaram para viver com os baixos salários pagos  na educação, as três não se conformaram com isto e enfrentaram o exercito em pleno regime militar, na grande greve dos professores do DF em 1979, mas jamais vi qualquer uma delas descontar no aluno, ou no trabalho usa insatisfação com o governo.
Hoje vemos sim alunos desrespeitando seus mestres muitas vezes apoiados e até incentivados por seus pais. oi? mas fico ainda mais triste quando vejo educadores desrespeitando seus alunos, não se empenhando, tratando-os com pouco caso, como mercadorias que são obrigados a suportar por um dinheirinho no final do mês.
E Hoje dedico todo meu respeito e agradecimento aos EDUCADORES, pessoas bem informadas, preocupadas com a formação do seu país, que lutam e reivindicam sim salários e condições de trabalhos melhores mas que fazem isto junto a quem realmente tem o poder de mudar e não aos seus alunos.o
Existem erros e problemas na educação do nosso país? Obvio que sim. Estes erros levaram ao decinio absoluto da educação e do professor em nosso país? tbm é obvio que sim! Mas acho muito cômodo condenarmos apenas uma parte enquanto enaltecemos a outra. ninguém é só bonzinho e ninguem é só malzinho, quanto mais uma grupo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apesar de falar mais do que o homem da cobra, adoro quando vc também consegue falar! Então saí da moita e Pitaca a vontade...