quinta-feira, 26 de abril de 2012

A má criação e a conversa

HL, meu pequeno ogro tem andado com a corda toda!!! Para quieto ele nunca serviu, mas na maior parte do tempo é um menino dócil e nunca tinha apresentado problemas na escola, pelo contrario, ás professoras até estranhavam quando relatávamos as artes dele fora da escola, mas nas ultimas duas semanas, só gizuznacruz para dar jeito no moleque...
Desde que nos mudamos o moleque anda a toda, briga com a irmã, desrespeita a pobre Lêle, faz birra e chantagem e como se não bastasse começou a xingar, 'babaca, desgraçado,ordinário' viraram palavras comuns na boca do pequeno ogro e muitas vezes nos fez contar até mil para não virar a mão na boca dele, além claro de nos deixar com a pulga atras da orelha sobre onde ele aprendeu este palavreado, sou a maior boca suja que conheço, mas não falamos estas palavras aqui em casa, mesmo quando discutimos entre casal este não é o tipo de palavreado que usamos, e até onde eu saiba o vocabulário da Discoverey Kids é bem mais brando que este.
 A cada birra, ou ataque de má criação dele, brigávamos, colocávamos de castigo, confiscamos brinquedos, ele prometia que não faria de novo e não tinha jeito dali a menos de 10 minutos já estávamos berrando e nos descabelando de novo com ele... Já não sabia mais o que fazer, mas como na escola as coisas ainda estavam bem eu estava relativamente tranquila, achava que era mais uma crise  de  insegurança, provocada pela mudança e pela crise de asma e que ele estava apenas querendo chamar a atenção.
 Só que ontem ao chegar em casa do trabalho vem a triste surpresa: Um bilhete na agenda! A professora reclama do mal comportamento e alega que ao receber uma ordem ele prontamente rebate: você não manda em mim. eu faço se eu 'querer'. Como asseaaaaaaaaaaaaaam? Quis matar, quis morrer, pensei em dar uma surra com vara de marmelo ou em deixar de castigo até os quarenta anos, mas antes que fizesse algo que EU me arrependeria depois fui para o banho pensar em como agir.
E Em um impulso chamei o ogrinho para conversar, perguntei se ele sabia o que significava tais palavras, falei da importância em respeitar as outras pessoas, e principalmente falei o quando eu estava triste e preocupada com o comportamento. Na verdade nem sei direito o que falei, só sei que falei, falei, falei, falei e depois saí de perto sem um beijo, um abraço, ou mesmo coloca-lo de castigo, mas lágrimas escorriam no meu rosto.
Hoje no trabalho algumas vezes este assunto me veio a mente, e confesso por vezes me desliguei completamente tentado adivinhar o que estava rolando em casa ou na escola, mas tive me-do de ligar para saber e no caminho de volta já me PRE ocupava em saber o que ele tinha aprontado e como iria resolver, mas me surpreendi. Ao chegar o encontrei tranquilo e ao perguntar como foi o dia só ouvi elogios, encerrando com a Lêle comunicando que a professora também elogiou ele hoje, e ao mesmo tempo que me senti tranquilo minha pulga se inquietou. Que diabos tinha feito o moleque se comportar melhor? E como aqui tudo tem consequências e se apronta ganha esporro, quando se comporta ganha elogios. E assim foi.
Depois da janta fui elogia-lo pelo seu comportamento e falar que hoje eu estava feliz e orgulhosa, então ganhei um abraço e ouvi: Mãe não sabia que podia te deixar tão triste, prometo que nunca mais falo aquelas palavras feias e que vou respeitar as pessoas, mesmo se eu estiver brabo e de mal humor. Doeu ver você chorando. Agora me larga que eu quero ver Rebelde.
Juro que não foi chantagem, mas se soubesse que daria certo tinha feito antes, hehe, mas sério, me surpreendi ao ver que mesmo antes de completar 6 anos muitas vezes uma conversa séria e honesta vale muito mais a pena do que milhões de gritos e hooooooras na cadeira de pensar.

De qualquer forma, como prevenção estou pensando seriamente em encomendar uma destas.


4 comentários:

  1. olá. o teu filho foi mesmo muito querido ao dizer isso. as crianças têm as suas fases e tu sabes muito bem disso. mas nada que o carinho e amor, não resolvam.. beijos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Hahaha, tadinho do HL, amiga.
    Bota na jaula não.
    Mas foi bom que ele pudesse ver que os seus atos causam consequências não somente pra ele mesmo como para os outros também.
    É legal que ele já tenha essa percepção desde já, assim quem sabe ele cresce diferente dos jovens que estão sendo preparados hoje em dia?

    ResponderExcluir
  3. Agora me larga que eu quero ver rebelde! Kkkkkk essa foi a melhor parte! Rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Me larga que quero ver rebelde foi a melhor parte! Kkkkkk

    ResponderExcluir

Apesar de falar mais do que o homem da cobra, adoro quando vc também consegue falar! Então saí da moita e Pitaca a vontade...