terça-feira, 17 de abril de 2012

E Vc? Compara?


Tá bom, eu sei é errado comparar filhos, patati patata, ovo mole pão duro... Mas, atire o primeiro lego quem nunca o fez nem por um segundo... Evitar comparações entre a Zebra e os pequenos é mole, afinal além da imensa diferença de idade a zebra nasceu em um outro momento da minha vida, estava aprendendo a viver e confesso que muito do que descobri e do quanto evoluí foi por ela e graças a ela... É muito mais fácil eu comparar a mãe que fui/sou para a Zebra com a mãe que fui/sou para os pequenos do que fazer comparações entre ela e os irmãos...
Mas os pequenos... Podem me chicotear e me pregar na cruz das piores mães do mundo, é quase impossível não rolar comparações. Primeiro pela mínima diferença de idade entre os dois, HL é apenas 1 ano e meio mais velho que a Nine, os dois são fisicamente muito parecidos, a ponto de ,algumas antas, perguntarem se são gêmeos, apesar da Nine ser um toquinho de gente que se recusa a crescer ( será que ela terá que tomar GH? OMG lá vai a mãe surtar antes da hora.). E para completar os dois sofrem de síndrome compulsiva do macaco de imitação, tudo que um faz o outro TEM que fazer também... Mas a ‘igualdade’ para por aí, a personalidade de cada um é incrivelmente oposta.
HL não para um segundo, e parece eternamente ligado no 220, a Nine é mais tranquila, adora ficar horas em seu mundinho rodeada dos seus brinquedos, dos seus desenhos e do irmão da Dorotéia.  Enquanto HL é um tufão de emoções e as expõe de forma expansiva, seja quando fica furioso ou quando está esfuziante de alegria, a Nine é o recato em pessoinha... difícil saber o que ela realmente sente, e se vc conseguiu que ela demonstrasse, agradeça vc realmente é um privilegiado e ela confia de verdade em vc.
Por outro lado a Nine é um poço de independência, desde sempre dormiu sozinha, e hj quando a hora chega, começa sua peregrinação de tchau boa noite com todos da casa sem que ninguém mande... HL??? Ahhhhhhhhh! HL é um parto! Se deixarmos até hoje ele quer dormir no nosso quarto ou que fiquemos com ele até adormecer e acorda sempre no mínimo duas vezes e foge para nosso quarto... Na escola nova enquanto HL deu show de simpatia e já contagiou até os funcionários com suas palhaçadas, é Nine quem acolhe o irmão e dá carinho no momento da adaptação e o acalma garantindo que a Lêle estará na porta esperando eles na saída.  Já na hora das broncas e castigos, por mais nervoso e descontrolado que meu pequeno esteja, e acredite ele realmente pode perder completamente o controle por nada e num piscar de olhos, quando uso o tom de voz grave e baixo ele se toca e mesmo que esteja furioso percebe que é hora de se acalmar e refletir... Já a Nine.... Dá baile para ir para o castigo, enfrenta, questiona, empurra, saí da cadeirinha e pode gritar horas a fio como se estivesse sendo torturada... Ela sabe que por mais que demore e por maior que seja o escândalo a cadeirinha está lá e NADA irá livra-la de seu tempo de pensar nas besteiras que fez, mas ela nunca se entrega sem que antes aja muita luta...
E com tantas diferenças é obveeeeo que rolam as comparações... E quando HL está a toda me pego pensando em porque não pode ficar quietinho vendo desenho e brincando como a irmã, e quando a Nine está em seus 5 minutos, questionando a tudo e tentando nos convencer a qualquer custo de que o que ela quer é que é o certo, fico furibunda por ela não ser mais passiva a ordens como o irmão... E as comparações seguem o tempo todo, me pergunto porque diacho não consegui misturar as qualidades e defeitos dos dois ( e ainda acrescentar a eterna calma da Zebra) e ter o filho de comercial de margarina ou de tantos blogs e perfis que vemos espalhados pelas redes sociais... Mas toda vez que esta pergunta aparece à resposta também está pronta, por mais que eu tenha certeza que eu irei compara-los pelo resto da vida, eu quero os dois exatamente como são,  cheios de qualidades, repletos de defeitos mas acima de tudo autênticos.

2 comentários:

  1. são lindos os teus filhotes. beijos e um abraço. sim, as mães adoram os filhos por igual mas entendo as saudades que sentes da zebra

    ResponderExcluir
  2. Isso é tão legal, ver que as crianças já formam sua personalidade. Se ela fosse influenciável, os irmãos seriam iguais, não é?
    Eu comparo meu cachorro com os filhos dos outros. Isso é feio? rsrsrs
    Bjs!

    ResponderExcluir

Apesar de falar mais do que o homem da cobra, adoro quando vc também consegue falar! Então saí da moita e Pitaca a vontade...