terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O Sumiço

E no Sábado Hl resolveu pregar um grande susto, desceu para levar o Zé para fazer xixi com o Pai, atividade que ele adora, além da tradicional voltinha na quadra que o livra por algum tempo do apertamento, ainda se sente GRANDE por acompanhar o pai. Ainda era cedo e eu fiquei de preguiça assistindo desenho com a Nine e a Zebra  e de repente a campainha toca e vejo meu moleque entrar tremendo dentro de casa...
Segundos de pânico, o que houve? Não consigo escutar a explicação do porteiro que conta para a Lêle e para a Zebra que o moleque estava sozinho e assustado em frente a portaria e que ele o pegou e o levou para casa. Só consigo abraçar forte meu menino e dizer que já passou que ele está com a mamãe... Quando enfim ele para de tremer consegue contar sua aventura, enquanto Zé fazia Xixi resolveu sair correndo na frente e se esconder do pai, só não esperava que ao voltar um pouquinho e olhar para trás, não visse mais o pai, pensou um pouco e entre ir pelo outro lado e tentar encontrar o pai, e ir para a porta de casa, escolheu o segundo, sabia que ali estaria seguro, afinal todos no região o conhecem.
Antes que eu consiga respirar e pensar em avisar o pai ,toca o telefone e do outro lado existe um Hugo apavorado, chorando relata que perdeu o filho, não ouve que eu digo que HL já está em casa seguro, seu desespero é real e tenho que gritar que o menino já está em casa!
 O reencontro dos dois foi emocionante, apesar de saber que o filho merecia um belo pito pela fuga o pai só conseguia agradecer por encontrar seu moleque à salvo.
E quando tudo passou e eu comecei a me perguntar se havia feito o correto em transmitir as crianças desde muito pequenas o conceito de liberdade com responsabilidade, em não podar meus pequenos acreditando que tem que estar 24 horas por dia ao meu lado... me convenci que sim, estava certa ao ensinar o HL a se virar, o caminho de casa, o endereço completo desde que ele tinha 2 anos... Quando se viu numa situação de perigo, não teve duvidas, correu para a portaria sem falar com nenhum estranho, sabia que ALI ele encontraria proteção e abrigo. E Vcs? O que fazem? Ensinam seus filhos o caminho de casa a partir de pontos de maior frequência?


10 comentários:

  1. Beta eu sempre penso nisso. Aqui o Bruno sabe os telefones de casa e celular meu e do pai, mas não sabe o caminho de casa direito. Como aqui onde moro tudo se faz de carro e muito pouco a pé, acho que isso dificulta um pouco. O único caminho que ele sabe é o da casa p/ escola e vice e versa. Até pq o bairro está com muitas obras e estou sempre mudando de caminho por conta delas. Mas acho que é fundamental ensinar essas coisas desde cedo sim.

    ResponderExcluir
  2. Oi, amiga!
    Pois é, dando meu pitaco como não-mãe.
    Eu acho mais do que certo o que você fez. As crianças precisam ter uma certa noção de como chegar em casa de locais próximos. Aprender a ligar pra casa também é bom, quando tiverem a idade certa.
    Acho que dando os devidos limites (sempre procurar um adulto primeiro), é importante sim que a criança saiba chegar em casa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Aqui a minha #aos2 ainda não sabe caminho de nada ela só reconhece lugares onde sempre vamos, como supermercado, shopping e o sacolão da esquina. Fora isso ela sabe nossos nomes, mas lendo seu post fiquei preocupada: como vou ensinar essas coisas a ela?
    Como vc começou com o seus?

    Beijos
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monika, Ficamos brincando de repetir o endereço de casa, os nome todo da gente e principalmente ir perguntando para eles o caminhos como se não soubessemos... acabaram aprendendo

      Excluir
  4. Oi Rô!

    Que susto, hein? Ainda bem que tudo acabou bem! Vc está certa em ensinar sim, aqui Vítor sabe endereço e telefone, também fico no pé dele com essas coisas, pq ele é muito desligado. Mas lendo seu post pensei que vou ensinar também para a Alice, do jeito que vc respondeu pra Monika. É sempre bom saber alguma coisa.

    Beijos
    Tati
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que susto!! Fiquei com a respiração suspensa ao ler!! Que bom que tudo acabou bem.
    Tb vou ensinar aos meus essas informações básicas. O nome completo dos pais o Pedro sabe, e o número da nossa casa... mas é bom aprender logo tudo de uma vez.

    Beijos.
    Ninon.

    ResponderExcluir
  6. Puxa, que susto!!!!!!
    Mas graças a Deus que vcs o ensinaram e ele fez direitinho!
    Gostei também das dicas que vc deu na resposta pra Mônika, vou guardar e em breve começarei a ensinar ao Cuque tbm!
    Bjux
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  7. Que sustooo!
    Que bom mesmo que ele é independente assim, e tomou a melhor decisão. Tenho uns priminhos que não podem nem brincar na rua, ficou pensando quando precisarem se virar sozinhos o que vai acontecer. Tomara que dê tudo certo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá. Ainda bem que tudo terminou em bem. Há uns anos, na terra da minha Mãe, creio eu que no Natal, o meu primo, entrou no prédio errado, entrada errada ( porque os prédios e entradas são iguais ) e a minha prima também pensou que o menino tivesse sido raptado. Desencontros desses acontecem, mas ainda bem que tudo terminou em bem. beijos

      Excluir
  8. Nossa Beta, tremi lendo cara.

    Então, acho certo o que vc fez com teus filhos. E o HL seguiu o extinto dele mesmo no desespero. Ainda bem, né?
    E coitado do teu marido, porran. Ai, eu fazia isso direto com a minha mãe dentro de lojas tipo a Mesbla. Eu me escondia dela e ela ficava que nem uma louca me gritando. Mas na verdade eu ficava sempre embaixo da arara que ela olhava as roupas... ou seja, eu não saia de perto.

    O Gui é um espoleta que não fica do nosso lado em lugar nenhum, eu piro!

    ResponderExcluir

Apesar de falar mais do que o homem da cobra, adoro quando vc também consegue falar! Então saí da moita e Pitaca a vontade...