segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Comer, comer....

Ontem estava conversando com a Zebra sobre a paranoia que a alimentação está virando hoje dia, e vejo que é mais uma área onde a patrulha do TEM QUE atua fortemente, e numa boa, temo um futuro de traumatizados alimentares...
Explico, há mais de 30 anos não como feijão, na verdade apenas o cheiro do feijão cozinhando me faz sentir ânsia... E Juro que apesar de Grazadeus não lembrar do gosto, tenho nítidas lembranças de que muito pequena pedia para ir a casa da tia de minha mãe apensa para comer a deliciosa sopa de feijão com macarrão que ela fazia, mas muito mais nítida do que estas lembranças é a das brigas diárias e chororó intenso onde meu pai me obrigava a comer o tal do feijão por acreditar firmemente que sem ele eu seria mais desnutrida do que qualquer criança da Etiópia. Quando pude ter alguma escolha nunca mais coloquei o tal alimento no meu prato, e sou coerente, não como NADA que leve o tal, nem mesmo acarajé!
 Jurei a mim mesma que não faria isto com meus filhos, posso e cometo inúmeros erros com eles, mas este me recuso terminantemente a cometer. Claro que quando a Zebra nasceu por inúmeras vezes me vi insegura, e algumas vezes cheguei a pensar em cair na tentação da patrulha do TEM QUE, mas me policiei, lembrei do meu terror e preservei a minha primeira BB disto. Lógico que me preocupava em que ela tivesse uma alimentação saudável, que experimentasse os mais diversos alimentos, mas ao mesmo tempo não vi problema que comesse doces, ou mesmo que tomasse refrigerantes depois de 1 ano de idade... Também ouve a fase das tentativas de chantagens barata em se recusar a comer, percebia que deixava a avó e a bisa desesperadas com isto e tentava usar  a mesma chantagem comigo... Se deu mal... Eu simplesmente ignorava e a fome nunca resistiu a mais de três refeições. Hoje é uma saudável mulher de 17 anos, que come besteira e tem uma alimentação saudável, de forma equilibrada, sem grandes neuras nem problemas de peso (a não ser quando abusa do açaí).
Quando HL chegou, apesar de ser o segundo e eu já ter a certeza que criança não é feita de cristal, nem quebra à toa, foi um pouco mais complicado. Hugo vem de uma família onde ainda existe o conceito absurdo de que criança saudável é criança Goooooooooooordaaaaaaaaaaa! Tratar de fazê-lo entender que obesidade infantil é doença e que criança gorda é adulto infeliz que vai viver atrás de dietas miraculosas, foi super complicado, e na verdade ainda é, mas consegui... Infelizmente meu leite secou quando HL tinha 2 semanas,  As formulas foram uma eterna dor de cabeça, e com menos de 3 meses ele só tomava leite batido com morango que logo em seguida foi substituído por iogurte de morango e com 5 m ele já comia frutas e papinhas. Com 1 ano também ganhou a liberação para comer besteiras e beber refri, mas mesmo assim até hoje prefere um bom suco de abacaxi, de preferência com muito gelo! Ele é o que dá mais trabalho, também não suporta feijão e as vezes ainda rola uma chantagem básica para comer, mas quando lembra que eu não mexo um músculo de preocupação, rapidinho vai para mesa. E tem uma boa vontade para experimentar coisas novas que particularmente invejo. Por sua constituição física é magrelo, e isto as vezes ainda me causa problemas com o pai, a quem tenho que lembrar constantemente que apesar de magro o guri é saudável o que nunca ocorreu com seus exemplos balofos.
 Nine é um caso a parte, já chegou mostrando ao que veio, mamava igual a um bezerro e apesar de passar horas no peito tive que apelar para o complemento, e ainda assim a moleca mamava o triplo do complemento que a medica tinha passado e ainda queria cada vez mais...  Dava gosto ver a bichinha mamando, logo se apaixonou pelas frutas e sem largar o peito caiu dentro do mundo mágico das maçãs, bananas e laranjas lima. O problema foi quando chegou a hora do alimento salgado, simplesmente se recusava a comer papinha ou qualquer outro alimento de BB,  Até que eu já no terceiro filho e com a certeza que crianças são feitas de FERRO, um belo domingo dei um pedaço de lasanha... Os olhinhos da pequena brilharam, comeu com gosto e a partir daquele dia traçava toda e qualquer comida que fosse preparada para a casa. Foi a única que furou a regra do refri depois de 1 ano, aos 10 meses roubou uma mamadeira do HL com Coca cola e antes que o irmão pudesse reagir se deliciou com o delicioso líquido sagrado.  E até hoje é minha draguinha, mais fácil manter leão a file mingon do que a Nine a base de banana afff.. . Come de tudo, não é muito chegada a doces em geral e os olhos brilham ao dar de cara com uma bela travessa de lasanha, até hj sua comida predileta.
Besteira lá em casa realmente é liberado, não tenho regras do tipo, bala, chocolate e salgadinho só no final de semana, eles tem acesso a isto o dia que quiserem.  o que não significa que comam todos os dias. Muitas vezes nem dão bola, até por saberem que sempre tem a disposição não se preocupam em comer... Não me preocupo, se uma bela terça ou quinta pedem para almoçar Nuggets com Miojo, até porque este não é o padrão alimentar deles.  Como também não me preocupo com a Coca Cola que lá em casa é sim diária, porque eles comem frutas, carnes, sucos, legumes, cereais (e batata frita, biscoito, chocolate...).
E Vc? È mais rígida? Tem dia certo para besteiras? Legal, respeito a tua posição e juro que nunca irei oferecer um chocolate ao teu filho sem te perguntar antes e longe dele se pode, como também irei respeitar a tua decisão e servirei suco, água, e opções saudáveis em todas as festas dos meus pequenos. Mas por favor, dá para respeitar a minha posição também?


13 comentários:

  1. Beta, te considero coberta de razão.
    Meus pais sempre foram bastante cuidadosos com a nossa alimentação, mas nunca me ressenti disso. Acho que cada família - e por isso quero dizer dentro de casa, e não parentes - tem que estabelecer o padrão que é melhor pras suas crias e, como você, respeitar o padrão das outras.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu não consigo comer feijão. Se colocar carne nele então, não desce de jeito nenhum ( até falei disso uma vez no blog http://boboquicedigital.blogspot.com/2011/11/preconceito-gastronomico.html). Mas, ao contrário de vc, eu como se não sentir o gosto (acarajé, por exemplo, desceu bem).
    Minha mãe nunca foi radical com comida, mas sempre forçou o arroz e feijão. Assim que pude ter um pouco de opinião, como vc, parei de comer um monte de coisas, agora voltei a comer um monte de coisas.
    Eu queria me forçar a comer feijão, porque não queria que meus filhos tivessem a dieta que tenho, eu como muito mal e, agora, isso não está me fazendo bem. Mas não sei se vou levar isso adiante não, vamos ver...
    Respeito sua decisão de criar seus filhos assim pois, como vc disse, eles estão crescendo bem e saudáveis. E opinião é de cada um, resta aos outros somente respeitar.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. O feijão é um alimento bem completo, mas pode ser tranquilamente substituído por outras leguminosas ou por proteína mais vegetais verdes. Aqui gostamos de feijão, mas não tem a obrigação de comer todos os dias, até porque odeio comer todo dia a mesma coisa. Quanto a doces, restrinjo um pouco, mas não proíbo totalmente. Só seguro a onda do Felipe, mas, exceto refrigerante, ele come também.

    ResponderExcluir
  4. Roberta, com o Pedro sou e pretendo continuar bem rigida, se comparada a você. Ele completa 1 ano esse mês e até hoje nunca comeu nada com sal, só temperos naturais como manjeiricao, alecrim, cuentro, etc e azeite nas comidas salgadas- por sinal ficam bem gostosas! Que eu sempre provo antes de oferecer! muitas frutas, leite materno e nada de açucar. Nunca comeu biscoitos de nenhum tipo e é muito feliz e saudável. Preparo o cardápio semanal sempre com variados tipos de alimentos, cada refeição costuma ter 1 carboidrato(batata, arroz, cará, mandioquinha, etc), um legume, uma verdura uma proteina animal e uma vegetal (feijão branco, carioca, bolinha, vermelho, grao de bico, lentilha, etc), ele come tudo...se não quer algo deixa e eu não insisto. Por enquanto as pessoas respeitam, mas sei que a partir de um ano vai ser mais dificil levar o "sem doce" até os 2 anos, como recomenda o pediatra e a nutricionista, mas vou tentar seguir. Sempre respeitando quem pensa diferente! Esse é o bacana do mundo afinal né?
    Abraço
    barbaramurayama.blogspot.com
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  5. Oi Roberta! Adorei seu post, vc está certa. Cada casa tem uma regra e ela deve ser respeitada. Por mais que a pessoa considere nossas regras absurdas ou a gente considere as da pessoa, elas devem ser respeitadas pelo simples motivo de que é algo muito pessoal.

    Um beijão!
    Tati
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  6. Oieee,

    Aqui em casa eu cometi este engano com meu filho + velho por 2 vezes, foi tão horrível que decidi que nunca mais vou obrigá-los a comer!
    É claro que temos regras mas, como disse o pediatra, eles estão bem, saudáveis e pode ter certeza que não vão morrer de fome!! hehehe

    Bjos!

    Loreta#amigacomenta;)
    @bagagemdemae
    www.bagagemdemae.com.br

    ResponderExcluir
  7. No quesito alimentação realmente sou bem diferente que vc, mas isso pq meus filhos não comiam nada e tive que ser rígida pela saúde deles.

    Mas o que é importante vc disse no final, é nos respeitarmos pois cada uma sabe o que é melhor para seu filho.

    Bjos

    Elaina Furlan #amigacomenta
    http://www.vidademae.net/

    ResponderExcluir
  8. Ai Beta, ri muito com o teu post!

    Minha mãe sempre me obrigou a comer de tudo. Sempre fui anêmica e ela batia beterraba e me enganava dizendo que era coca cola. blé e eu dizia que a coca cola estava estragada!!!

    Era tanto terror que eu começei a comer doces escondida. Engordei horrores. Pesava mais de 60 quilos com 12 anos. Tem noção? Minha mãe pirava, né?

    Com o Gui eu dei uma de Maria Rita também (minha mãe). Mas por causa da diabetes da minha irmã, sabe?

    Eu suuuuuuper como porcaria. Mas meio que o proibí de comer antes dele completar um ano. Depois liberei os biscoitinhos (polvilho e maizena).

    Como ele AMA fruta, carrego para todos os lugares.

    Nesse final de ano rolou uns pedaços de chocolate que eu vi o pai dando... ele suuper amou!

    Depois que ele completar 2 anos, vou liberando aos poucos. E também nao acho nada demais se rolar de um dia de semana comer aquela besteira fora de hora.

    Até pq minha querida ... acho um saco fazer comida. Rá!

    hahahahahahahahhaha

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu aqui comentando o post e #aos2 no sofá comendo pão com margarina e Fanta. Então, já perceberam o tamanho da minha rigidez, né? hahaha
    Não me estresso pq como de td desde besteira até os saudáveis. Hj pela manhã ela tomou vitamina de banana e come tda qualquer fruta que oferecermos ou verdura tb. Pra que vou me estressar com um refri a tarde ou na hora do almoço? Acho desnecessário.
    Beijos
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho alguns traumas com o TEM QUE também. Procuro fazer com que comam,mas nunca forço porque sei que não funciona.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Roberta, tambem tive o problema da criança goooooooordaaaa, mas com minha mãe .
    Filhte é um dragãozinho, mas seu alimento preferido é acredite tomate . o bichinho se esbalda .
    em relação a frutas, tenho a ligeira impressão que ele é um macaco disfarçado pq olha banana é igual agua pra ele .
    não tenho paramoia com o que ele come não, furou a regra do refri só depois de 1 ano pq roubou um copo de coca da mesa e nunca mais parou , nunca comeu papinha batida, sempre foi arroz csem nada amassado .

    bjus
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  12. Roberta o erro sempre está no excesso! esse negócio de achar que criança que tem saúde é aquela que é gorda, é do tempo de nossos avós!
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  13. ta certa, ta certa. Tudo tem limite e o problema é exagerar.
    A minha filha tem 1 ano e dois meses e meu maior stress é quando ela nao quer comer nada! Carne moída, purê de batata? Não! Ontem ela queria o meu macarrão com pomarola! aiaiiaiii, dei um pouco... não aguento ver ela sem comer... me estressa tentar tentar e nada.
    Estou me libertando disso... Aí fiz no jantar um mini penne a bolonhesa (feito com tomates!)
    Mas ela adoraaaaa verduras e legumes em pedaços. Brócolis? Come com as mãos! hehehehe

    BJOSSS

    #amigacomenta
    http://www.lookbebe.com.br

    @look_bebe

    ResponderExcluir

Apesar de falar mais do que o homem da cobra, adoro quando vc também consegue falar! Então saí da moita e Pitaca a vontade...