quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Aos meus filhos

Hoje logo cedo, li uma reportagem de um Pai que deixa 28 lições de vida aos filhos antes de morrer, é sobre um rapaz que ao descobrir que tem poucos meses de vida , resolveu que aproveitaria o pouco tempo para ser um bom pai aos seus dois filhos pequenos, mesmo quando tivesse ausente. Gravou DVDs, deixou bilhetes em livros que gostaria que os filhos lessem, comprou presentes para aniversários futuros. E deixou um documento no computador intitulado:  “ Sobre Encontrar a Realização” e neste deixa 28 conselhos que acredita serem fundamentais para que seus filhos se tornem pessoas do bem, e felizes.
Isto me fez refletir sobre a brevidade e incerteza de nossa vida, o tanto de coisa que deixamos para amanhã, a mania de achar que depois sempre teremos tempo de sobra ou conseguiremos realizar tal e tais coisas... E principalmente no que eu realmente iria querer deixar como fruto para os meus filhos... Resolvi então fazer uma lista das coisas que gostaria de meus filhos, foram 16 itens, mas sem os quais acredito que jamais conseguiram ser adultos plenos e saudáveis.
·        Que sejam acima de tudo Leais, com seus irmão, com seus amigos, com sua família, seus trabalhos... A lealdade talvez seja a virtude que mais demonstra o caráter de um ser humano.
·        Que Nunca percam a capacidade de acreditar no ser humano. É claro que irão cruzar com muito feladaputa pelo caminho, mas estes sempre passarão, as máscaras nunca duram muito e de coração aberto terão oportunidade de conhecer e partilhar de pessoas belíssimas.
·        Que sejam corajosos, que não temam o novo, e que esta coragem traga a audácia consciente, pois só através da audácia somos capazes de alçar grandes voos... Tombos irão vir, mas se mantiverem o item acima sempre haverá alguém disposto a esticar a mão e ajudar a ressurgir.
·         Que sejam honestos com o próximo, mas principalmente que sejam honestos consigo mesmos, viver um personagem é sempre frustrante e vazio.
·        Sejam educados e delicados, o mundo sempre irá te julgar e te devolver te acordo com o que vc entregar...
·        Aprenda com seus erros, graças a Deus vocês irão errar muito, mas é apenas através dos nossos erros que conseguimos evoluir e realmente aprender, e uma hora vcs chegarão à conclusão que mesmo com tudo que aprenderam na vida ainda não possuem nenhuma resposta e continuam cada vez com mais questionamentos... Não reclamem, são eles que nos empurram e nos fazem seguir em frente.
·        Tratem sempre todos com igualdade, não importa a cor, a religião, à posição política, o time de futebol, a posição social... Mesmo com todas as diferenças somos sempre todos iguais e sempre temos o que aprender...
·        Sejam caridosos, lembrem-se sempre que problemas são problemas e dores são dores, não existe um maior ou menor do que o outro... Todos devem ser respeitados .
·        Dê sempre o melhor de si, na escola, no trabalho, na amizade, na família... Nem sempre encontrarão quem os incentive, então sejam seus maiores motivadores.
·        Orgulhem-se sempre de suas origens... Vocês só são o que são pelo acúmulo de experiências de suas gerações anteriores.
·        Cuidem, respeitem e amem os animais, lembre-se sempre que são seres indefesos, e mesmo os mais ferozes ou agem por instinto ou porque foram estragados por seres humanos maus. Eles precisam de nosso respeito e proteção, e muitas vezes serão eles a nos tirarem de uma grande enrascada ou até mesmo salvar nossa vida.
·        Mantenham a irmandade, e a fraternidade, lembrem-se sempre que cada um de vocês são parte de um mesmo corpo e que juntos são fortes e indestrutíveis.
·        Jamais se esqueçam de que não existe certo ou errado, excluindo as noções básicas de ética e moral de nossa sociedade: matar, roubar, humilhar, subornar, o certo é tudo aquilo que os faz felizes e os faz crescer, e errado é tudo o que os derruba e os entristece... E principalmente lembre-se e respeitem que estas noções básicas são validas para cada sociedade... O que é moralmente aceito em uma pode ser um crime terrível em outra... Todas merecem respeito e não existe uma superior a outra.
·        Acreditem em Deus, mas só sigam uma religião se esta realmente os complementar... não finjam uma fé, ou uma doutrina na qual não acreditam... Mas a Energia de Deus é imutável, e só através do religare que é pessoal e intransferível, conseguimos recarregar as baterias e ter forças para seguir em frente no meio das tempestades que por vezes aparecem em nossas vidas.
·        Brinquem, viagem, amem, sorriam, divirtam- se, a alegria é o único antídoto contra a depressão e a solidão
·        E o mais importante de tudo, nunca percam esta alegria e docilidade que possuem... Saibam que a mãe de vocês sempre os amou e se orgulhou de vocês acima de tudo!


11 comentários:

  1. É pra parar e pensar mesmo; Coisas simples ,mas tão importantes na vida de alguém,esses são os maiores bens!!
    mil beijos

    ResponderExcluir
  2. Lindo isso. Emocionei. Sempre penso nisso, no que deixarei para os meus filhos, aquela herança que ninguém nem nada poderá lhes tirar. Cada dia penso mais nisso...

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Lindo tamem vou fazer uma !!!! Adorei!
    Bjos
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Oi Roberta,
    que coisa mais linda!!!MARAVILHOSO!
    Agradeço seu carinho comigo lá no blog. Desejo tudo em dobro para você e sua família!
    Um ano cheio de alegrias!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Roberta,

    Acho que sempre como pais (mãe e pai) sempre desejamos o melhor para nosso filhos, e essa história me lembra o filme P.S I Love you, onde o cara sabia q iria morrer e deixa mensagens para esposa!

    ResponderExcluir
  6. olá. é tudo isso o que uma pessoa deseja para os nossos filhos ( embora eu não tenha filhos nem seja casado. ). adorei ler isso. nota-se pelas palavras que tens uma alma boa. és uma pessoa muito querida. beijos

    ResponderExcluir
  7. Uma vez vi um filme parecido assim, mas não me lembro o nome...
    Valores são as coisas mais importantes que se pode passar a alguém. E os seus são maravilhosos!

    ResponderExcluir
  8. É lindo mesmo, não é? Eu também adorei! E bem vinda ao #amigacomenta!!

    Beijos
    Tati
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que legal!!!
    Me lembrei agora do filme P.S. I love you. Chorei horrores assistindo.
    Acho que temos que deixar boas lições aos nossos filhos mesmo. ;)

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Que lindo, Roberta! Não existe herança mais perfeita e valiosa!
    Beijos,
    Marusia
    #amigacomenta

    ResponderExcluir

Apesar de falar mais do que o homem da cobra, adoro quando vc também consegue falar! Então saí da moita e Pitaca a vontade...