terça-feira, 27 de setembro de 2011

A opção de ter opção

O que me incomoda nas relações humanas, não são as imperfeições, erros, ou diferenças na forma de pensar. O que realmente me incomoda e a força do “TEM QUE:” Ditaduras sejam elas quais forem me irritam profundamente. Saímos da ditadura de que a mulher Tinha que ser mãe, dona de casa, saber cozinhar, lavar, passar, costurar, cuidar de menino, ser decoradora, mulher e submissa, se contentar com um vestido novo ao ano e economizar na padaria para ter direito a um pó de arroz, o homem era o Senhor todo poderoso a quem todas as vontades tinham que ser prontamente atendidas. Absurdo? Obvio que sim... Não suportaria viver desta forma, e admiro as mulheres que se rebelaram e foram à luta para serem acima de tudo respeitadas!
 Entretanto caímos em outra ditadura igualmente desumana e cruel, onde a Mulher continua “TENDO QUE:”, entretanto agora temos que fazer faculdade, mestrado, doutorado, sermos profissionais competentes, ganharmos tanto ou mais do que nossos parceiros, sermos belas, magras, exuberantes... Igualmente massacrante.AFF! Cansei só em escrever e não para por aí.
Para piorar um pouco, o mundo moderno nos agregou ainda mais cobranças: Se você tem babá é uma péssima mãe (e como ser a toda poderosa aí de cima e não ter babá? Pode desenhar para que entenda, por favor!!), Se não tem e cuida de seus filhos é uma desocupada sem formação.
Seus filhos não podem comer bala, chocolate, comer fritura, açúcar, ovo, carne vermelha e mais um monte de outras coisas! (oi? Estou criando crianças ou Coelhos?) !Se você OPTA por não trabalhar e se dedicar à família é uma frustrada, empregada doméstica de marido que vai ser chutada a qualquer hora. Agora se você Opta por ter uma carreira, investir nela e ser feliz, você é uma mãe e esposa de merda  relapsa, seus filhos serão pessoas inseguras e imaturas, e seu marido arrumara uma amante em 5,4,3,2,1...Parto tem que ser Normal e de preferência sem analgesia pois a dor transforma e liberta!!!
 Epa! Calma Lá? Cadê o caminho do meio? Onde está o bom senso? Tenho babá sim, mas jamais terceirizaria a criação dos meus filhos, faço questão de levar ao médico, ir à reunião de escola e até mesmo me dar ao luxo de faltar uma tarde no trabalho para ficar jogada na cama comendo pipoca e assistindo TV com eles ou assistir a aula de futebol, e só faço isto porque me dá prazer, me faz feliz! Me recuso a dar os remédios do meu marido ou a controlar a quantidade de doces que come, porque acho que ele é adulto é tem que saber a hora de tomar o remédio e a manter a diabetes sob controle! Mas amo ir para a cozinha nas quartas depois de um dia cheio de trabalho só para vê-lo sorrir com seu prato predileto! Como e dou pros meninos comerem frituras, chocolate, McDonalds, brigadeiro, refrigerante e não obrigo o HL a comer feijão! Mas amamos sucos naturais, cenourinha ralada, tomatinho picado (se for orgânico realmente é o céu) e se bobear e um pouco de boa vontade rola até um ‘verdinho’ no meio da comida! Todos os meus partos foram cesáreas, e garanto que foram absolutamente diferentes um dos outros, no do HL por ex, amaldiçoei a inventora da cesárea e queria ter virando índia, parido no meio do mato, cortado o cordão umbilical com os dentes e comido a placenta, certamente sofreria menos. No da nine, abençoei todos os cesaristas da humanidade, em 4 dias já carregava os meus dois BBs pela casa e com 10 dias estava Eu, Nine, HL e Papai apreciando um bloco de carnaval em plena Av. Atlântica! Mas todos me levaram as lágrimas e fizeram nascer uma MÃE!
Eu faço as MINHAS OPÇÕES ,e se a sua OPÇÃO for seguir qualquer uma das ditaduras supostamente impostas pelas regras da boa maternagem, ou da profissional de sucesso, ou mesmo da Amélia que era mulher de verdade ainda assim irei te aplaudir de Pé. Pois só quem é capaz de fazer OPÇÕES é capaz de ser realmente feliz!

Um comentário:

  1. Oi Beta, lindo texto, perfeito do início ao fim...nunca nos livramos da cobrança e dos estereótipos que criam para nós mulhere, e sem percebermos, entramos neles e vestimos a fantasia... Levei tempo para perceber isso, mas a ficha caiu, ou está caindo um pouco a cada dia.... Beijos

    ResponderExcluir

Apesar de falar mais do que o homem da cobra, adoro quando vc também consegue falar! Então saí da moita e Pitaca a vontade...