quarta-feira, 13 de junho de 2012

A vergonha do Hospital veterinário PÚBLICO. Ou a mais completa inversão de valores....


Sim, eu AMO bichos, fui criada num lar cheio de bichos e por um homem que é perdidamente apaixonado por eles, então respeito e cuidado com os animais é algo intrínseco na alma, não dá para separar e não tem como mudar... Já tive cão, gato, preá, hamester, coelho, tartaruga, peixe, pássaros  e meia dúzia de grilos e uma dúzia de cigarras que meu avô me ajudava a cuidar escondida até ser descoberta por minha mãe e/ou minha avó. Mas, muito mais do que amar bicho, eu tenho BOM SENSO, e a cerca três semanas este assunto me incomoda e sinceramente afronta a inteligência e a boa vontade da maior parte dos contribuintes Brasileiros, pelo menos aqueles dotados de um mínimo de bom senso e meio neurônio. Que é o tal do hospital veterinário PUBLICO como você pode ver aqui e aqui. E o mais louco, não será uma unidade de atendimento básico, mas sim atendimento de PONTA, tratamentos de alta complexidade! E tudo obvio, mantido com o dinheiro suado, vindo dos impostos extorsivos que eu e você somos obrigados a pagar todos os dias! (mesmo que você simplesmente não goste de bicho, que até onde me conste não existe nenhuma clausula pétrea que obrigue a alguém a GOSTAR de bicho...).
Calma lá, tá certo que animal precisa e merece respeito e cuidados de saúde, mas ninguém é obrigado a possuir um animal de estimação, logo se é uma OPÇÃO TUA ter a guarda e responsabilidade de um animal, que no mínimo você arque com as consequências de SUA opção e banque este animal, Não vale querer dividir esta responsabilidade com gente que não gosta de animal ou que goste, mas que OPTOU por não possuir a guarda de um justamente por não poder BANCAR a sua escolha. Lembra? TUAS ESCOLHAS, TUAS RESPONSABILIDADES?

 Além disso, até onde me conste o SUS no Brasil vive um verdadeiro estado de calamidade. Diariamente somos bombardeados pela mídia com a informação de SERES HUMANOS que MORREM por falta de atendimento! Não existem hospitais, leitos, médicos, equipamentos ou medicação suficiente para atender a população... Os HUMANOS sofrem para conseguir ao menos saúde básica, e muitas vezes são obrigados a esperar meses a fio por uma simples consulta em um posto de saúde, e aí você vem me contar que MEU dinheiro será usado para construir um hospital veterinário publico de ponta e acha mesmo que eu ficarei feliz e contente? PA-LHA-ÇA-DA!!!!!
Completa e absoluta inversão de valores! Enquanto um cão tem um hospital de ponta, um HUMANO morre na porta de uma unidade de saúde por falta de vaga... Quer construir hospitalzinho para bicho e agradar os mimizentos de plantão? PERFEITO, eu até ficaria puta de estar bancando as escolhas dos outros, mas beleza, isto é democracia, e cidadania, mas antes, solucione TODOS os problemas do SUS. Garanta SAÚDE de QUALIDADE a TODOS os cidadãos BRASILEIROS e aí sim, pode fazer politicagem barata com meu dinheiro que nem vou reclamar.
E antes que os mimizentos gritem, queria apenas lembra-los que a Constituição Brasileira em seu  ART. 196 é CLARA ao afirmar : A saúde é direito de todos e dever do Estado. Então para começarem com o mimimi antes achem alguma lei  que diga que a saúde de um bicho está acima da de um humano.

Agora seja sincero, você realmente acredita que estas pessoas mereçam ser humilhadas dessa forma, enquanto gatinhos e cãezinhos tem tumografos a dispozição? Então tá...

8 comentários:

  1. Vc há de concordar tb Renata que a demanda para a ala veterinária é menor certo? Eu sempre tive uma casa cheias de bichos, hj tenho uma cachorrinha apenas, por enquanto posso cuidar dela, mas se acontecer alguma coisa? Infelismente ela vier a adoecer num periodo ruim financeiro meu? Pode ser que eu precise usar o serviço público, pq largar para morrer na rua como muita gente faz acho meio cruel demais e não possuo tamanha coragem. Porém não tiro sua razão de forma alguma, suas palavras estão certas quando vc diz que os seres humanos tb devem ser tratados da mesma maneira.Parabéns pelo blog sempre com post´s que acrecentam algo na nossa vida.

    ResponderExcluir
  2. Andressa,
    Em momento algum defendo que os bichos possam ficar sem socorro, entretanto para estes casos que vc citou temos os hospitais veterinarios das universidades e até o auxilio e a compreensão do veterinário que sempre cuidou de nossos bichos na epoca das 'vacas gordas',as associ~ções de proteção aos animais e em ultimo caso até mesmo a propria zoonose. o que é inadimissível é ver o dinheiro publico deixar de ser empregado para salvar HUMANOS para gasta-lo com tratamentos veterinários de ponta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Roberta com certeza, não tido sua razão não

      bjs

      http://blogsantapaciencia.blogspot.com.br/

      Excluir
  3. Oi Roberta obrigada pelo carinho e visita no E a vida continua!
    Sobre o seu post não sabia que existia mas acho importante um hospital público não só para os animais mas para a formação doa profissionais da área veterinária!
    Em relação o SUS acho que nem é questão de demanda e sim de falta de gestão competente, infelizmente quando falamos em corrupção pensamos só em em nossos políticos, em Brasília mas a corrupção domina todos os órgãos públicos do Brasil!
    Quando todos os cidadãos se conscientizarem, desde um funcionário que põe seu conhecido à frente até um diretor que desvia remédios e verba de um hospital público e até mesmo nós que podemos exigir prestação de contas de nossos prefeitos, aí sim, as tudo funcionará melhor! Uma utopia!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. talvez vc esteja esquecendo, ou como muitos não conhece, a importancia do medico veterinario para a saúde humana... é triste e sim uma afronta à inteligência e a boa vontade de qualquer ser-humano, simplesmente achar q a saúde animal não tem qualquer importancia na sociedade. A maneira que vc expressou sua opnião, com todo respeito, foi da forma mais ignorante possivel, afinal desde que foram estabelecidos os padrões de convivência coletiva, o homem deve se responsabilizar pela saúde e bem -estar dos seus animais, pois muitas das doenças que dizimaram seus rebanhos também foram responsáveis pela morte de milhares de pessoas. A Medicina Veterinária surge, em primeira instância, como uma promotora da saúde dos animais, tentando diminuir prejuízos causados pelas moléstias que os atingiam. No entanto, com o passar do tempo e o surgimento dos serviços de Saúde Pública, os conhecimentos de medicina veterinária preventiva começaram a ser utilizados principalmente para a promoção da saúde humana.
    Portanto cuidado ao afirmar certas coisas sem conhecer a realidade, pois um hospital publico veterinario tornou-se nescessario e um DEVER SOCIAL em benefício não só desses que foram introduzidos, ao longo de séculos, ao nosso cotidiano, como também à saúde de milhares de pessoas que convivem, MUITAS VEZES SEM ESCOLHA, com animais e tornaram-se vulneráveis e expostas a diversos tipos de agentes e doenças...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vet Minas, Conheço e concordo que o médico veterinário é um profissional de extrema importância, bem como o Zootecnista, tanto para a saúde animal quanto para a Saúde Humana. Mas, me desculpe, Não sabia que analfabetos funcionais conseguissem se formar em um curso superior...
      A partir do momento que eu escolho possuir a guarda de um animal me torno responsável pela saúde dele!Sempre cuidei dos meus animais, com TUDO que eles tinham direito, inclusive visitas periódicas ao veterinário, independente de estarem doentes. Mas não aceitarei NUNCA que o MEU DINHEIRO seja gasto na construção de um hospital veterinário enquanto MILHARES DE HUMANOS continuam sem acesso a saúde BÁSICA. O Dinheiro publico é NOSSO, e da mesma forma que amo bicho conheço uma pá de gente que simplesmente não gosta. e muitas dessas pessoas dependem do SUS e não tem acesso a médicos ou hospitais de qualidade. seria justo mesmo que elas PAGUEM para que os TEUS bichinhos tenham saúde de ponta gratuita enquanto ELAS não tem nem acesso a saúde básica?
      Quanto ao seu ultimo paragravo, acredito que alguem que assina como Vet Minas, deveria ao menos saber que o controle de doenças de origem animal que atinge aos humanos é de responsabilidade da ZOONOSES, e se esta não cumpre sua função, é dever de todos os cidadãos, especialmente dos que lidam diretamente com os animais cobrar para que cumpram sua função, e não aceitar o DESVIO do dinheiro que moral e constitucionalmente devem ser destinados a saúde dos seres humanos para tratar dos animais que donos irresponsáveis e/ou acomodados não o fazem.
      Como falei a constituição garante que a saúde é direito de todos e dever do estado. mas em momento nenhum afirma que a saúde animal é um dever do estado. Quer ter bichos? realmente acho fantástico, mas ASSUMA suas escolhas e ARQUE com elas.simples assim

      Excluir
  5. ola, acredito que o sus esta no caminho certo, sendo que a medicina humana esta saturada, ( calamidade )como vc esta dizendo, devido os lindos animaizinhos não terem tratamento nas comunidades mais pobres, ai como vc diz arruma bixo quem pode cuidar , mas desde que os portugueses domesticaram os animais eles estao em maior população nas comunidades pobres pela falta do afeto e ate mesmo de atividades para nossas criaças, sendo assim , acredito eu se o sus pet vermifugar animais e o veterinario fazer seu papel com esta comunidade menos favorecida em um futuro proximo um vermifugo de 0,60 centavos vai refletir nas filas dos pronto socorros , onde milhares de criaças ficam na fila pelo problema secundario que o medico veterinario deixou de fazer.estude epdemiologia ai critique a atitude sensata que tomaram.

    ass: josé paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José, vermifugar e vacinar em massa já não são atribuições da zoonose? Com Certeza vc tem um belo plano de saúde e nunca passou perto de um hospital publico. tem ideia do deficit de leito em UTI? De quantos tumografos em pleno funcionamento temos nos hospitais públicos? E em media quanto tempo um paciente com câncer espera para a PRIMEIRA Quimio? E meu amigo nada disso se resolve com vermifugo de 60 cents

      Excluir

Apesar de falar mais do que o homem da cobra, adoro quando vc também consegue falar! Então saí da moita e Pitaca a vontade...