segunda-feira, 18 de junho de 2012

Pelo direito de escolha ou pelo direito da TUA escolha?


Tinha jurado para mim, feito promessa para nossa senhora da polemica e correntes de orações para santa auxiliadora das desocupadas que NÃO iria dar opinião na mais nova polemica das redes sociais. Até porque concordo absolutamente com o DIREITO DE ESCOLHA e acho o cumulo do absurdo e da arrogância o CREMERJ querer se meter com um médico paulista que não tem P nenhuma a ver com o conselho carioca. Mas não dá para ficar calada quando vejo um monte de mulheres que supostamente estão lutando pelo direito de escolha, atacar outras mulheres como elas, apenas porque a escolha destas é absolutamente contraria a delas. Tendeu nada? Deixa eu tentar te explicar:


 Que a eterna discussão entre PN e PC nunca vai acabar e que sempre encontraremos defensoras ferrenhas de ambos os lados é fato reconhecido e aceito até pelas lagartas exóticas do Himalaia, mas juro que pensei que DESTA vez, a discussão era sobre o DIREITO de ESCOLHER ONDE Parir. E daí sou ABSOLUTAMENTE FAVORAVEL, o direito de escolha é do CASAL, e não da mulher como defendem algumas feministas, afinal aquele bebe não é  um clone, é fruto tbm de um esperma , logo pai e mãe possuem o MESMO direito. Lógico que amparado pelo apoio de um excelente obstetra e de muita informação. Mas infelizmente boa parte das defensoras do parto domiciliar se mostraram novamente obtusas, e DITADORAS, e a briga na verdade não é pelo direito de escolha, é pela IMPOSIÇÃO do que elas julgam melhor.

E novamente o que vimos foi a generalização e a demonizaçao dos obstetras, como se todos fossem apenas dinheiristas acomodados, preocupados apenas com o seu próprio bem estar e em conspiração para f.... a vida de qualquer mãe que pense diferente deles, junto obvio, com a demonização e ridicularização de todas as MÃES que fizeram cesárea, seja por opção ou necessidade... Cheguei ao cumulo de ler que pré-eclampsia não é indicação clara de cesárea,Ok, bonitona, eu tive pré eclampsia, minha pressão passou de 23, inchava 30 kgs em UM dia, pagava para te ver parindo naturalmente nesta situação. E o mais louco é que li isto de uma ‘doula’ conhecida aqui no Rio, famosa, que jura ser especialista em partos mas que é analista de sistemas por formação e choquem, pariu por uma cesárea... Engraçado né? Também sou analista de sistemas e não me lembro em qual cadeira da graduação ou mesmo da pós, aprendemos ao menos anatomia... Vc confiaria se o internet banking do seu banco fosse desenvolvido por um Obstetra? então tá... Ou o absurdo mais comum: quem faz cesárea não estabelece vínculos com o filho e não sabe o que é SER MÃE...

Pronto, deu pro saco, perdeu todo meu respeito e apoio. Você tem direito a parir em casa? Claro que tem... Esta é uma decisão que só cabe a vc ao seu marido e ao seu médico, mas sentir dor não te faz mais mãe. Você acha que cesárea eletiva com dia e hora marcada é futilidade? Pode ser, mas e daí? Isto vai influenciar tua vida no que mesmo?  Porque diabos teu direito de escolha é superior ao dela? E pode economizar no teu discurzinho decorado de que a cesárea pode trazer riscos para o bebe e para a mãe que garanto que existem muito mais argumentos CIENTIFICOS sobre os riscos de um parto domiciliar do que de uma cesárea. Ou será que ruptura uterina, sofrimento fetal e morte materna e neonatal são meras criações de mentes médicas malignas?

Quer escolher o tipo de parto e onde ele irá ser realizado ok. Só não te esquece que a luta é pelo DIREITO DE ESCOLHA e isto incluí uma escolha diferente da tua.

Ah, e o CREMERJ bem que podia tomar vergonha na cara e ir dar um jeito no caos  da saúde carioca antes de se meter com quem nem parte do seu quadro faz, ou será mais cômodo olhar para o rabo dos outros e não ter que se preocupar com suas próprias mazelas?




6 comentários:

  1. Sempre né Ro, vc sempre fala tudo que eu penso!
    Clap clap clap!

    Pelo direito de escolha: Parto normal, domiciliar, hospitalar, humanizado, e tmbm pelo parto cesario! Direito de escolha e respeito!

    ResponderExcluir
  2. Onde assina?
    Sou total a favor de que todas escolham onde querem parir e que o façam onde quiserem, mas precisam entender que tem gente que quer escolher diferente!

    Tanta luta e tanto barulho pra ser respeitada e acabam esquecendo de respeitar os outros. Feio né?

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Será q não se dão conta da incoerência?
    E fora o tanto q subestimam a inteligência de quem opta por cesária.
    Que adianta tanta leitura pra se basear na escolha se falta a capacidade de raciocínio pra perceber que ao julgar a escolha do outro estão sendo incoerentes?

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkk Tô rindo aqui da história do internetbanking...
    Menina, não sabia desse BAPHO que a tal doula defensora (até nazi) do PD era analista de sistemas. MEDO!!! rsrsrsrs
    Mas Rô, nem vou comentar de parto nem nada. Acho que cada um faz o que quer. Se quero parir na privada pra depois dar descarga, o problema é meu! Mas o foda é pensar que, se a moda do PD pega, imagina a fila dos hospitais, porque o que vai ter de bebê com problemas e mãe quase morrendo...aff!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ro adorei seu post. Acho que muito desta discussao se perde mesmo por pessoas intransigentes.
    Sim, a luta é pelo direito de escolha.
    Escolha esta que deve ser realmente feita pela mulher , ou pelo casal, de forma livre e não imposta.
    também ja cansei de ouvir este discurso que generaliza os medicos, ja cansei do CREMERJ, e deste papo de mais mãe, menos mãe...
    Queria responder a Lola, aí em cima : o problema maior da saude publica e dos hospitais é com bebes que nascem prematuros e não por sequelas de parto normal, claro que não temos dados de parto domiciliar no Brasil, mas lá fora, por exemplo, as complicaçãoe são, de fato, baixas. O nosso problema está em gestantes POBRES sem pre natal digno que entram em trabalho de parto prematuramente, ou em cesareas que são marcadas, por comodidade seja lá de quem for, antes da epoca ideal, resultando em RNs prematuros. Isto é o que mais lota as UTIs dos hospitais .
    Cesarea com indicação SALVA e é super bem vinda.
    Pre- eclampsia tem graduações,tem leve, tem grave. E nos casos mais graves, como o seu, é indicação sim de cesarea!
    E, no fim, o que todo mundo quer é mãe e bebe com saúde.É um parto respeitoso. É um atendimento respeitoso. Pelo menos, a minha luta é por informação, escolha consciente e respeito.
    Beijossss

    Outro dia eu atendi uma paciente que esqueceu meu nome no meio da consulta e me chamou de " doutorinha ", eu pensei doutorinha pode, mãezinha não?
    Tudo bem acho maezinha o fim. Sempre dou uma olhada no nome ao entrar no quarto e tals, se esqueço ( sou humana), não falo nada....Mas não vamos tb ficar muito melindres ne não? Pensa que em alguns hospitais publicos se chega a ter uns 30 partos por 24h ( não tenho certeza desta estatistica, mas pelo que lembro na minha residencia era isso)....
    Bom, eu tambem jurei não falar mais sobre isso!

    ResponderExcluir

Apesar de falar mais do que o homem da cobra, adoro quando vc também consegue falar! Então saí da moita e Pitaca a vontade...