terça-feira, 28 de agosto de 2012

Trabalhar fora resulta em mães mais felizes?

E Viajando um pouco pelo site da Istoé, me deparo com a matéria: Mãe que trabalham são mais felizes, http://www.istoe.com.br/reportagens/185626_MAES+QUE+TRABALHAM+SAO+MAIS+FELIZES?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage, e não posso negar que em um primeiro momento um sorrisinho de vitória surgiu no canto da boca. Era a comprovação de que não, eu não estou tão errada e sim, trabalhar fora faz um puta bem para mim e para os meus filhos.
 Não durou muito tempo, li a matéria, e concordo com quase tudo que está exposto. Eu mesma canso de afirmar que não me imagino sem meu trabalho e que viver sem uma empregada doméstica é sim uma das piores torturas que eu poderia ser submetida. Mas isto sou EU, o ESTILO de vida, de família e de criação de filhos que escolhi para MIM, e que realmente me satisfaz.
Entretanto tenho amigas, principalmente as aqui do Rio, que simplesmente OPTARAM por se dedicarem exclusivamente a criação dos seus filhos e organização de suas casas. E sinceramente não acredito que os filhos se orgulhem menos delas, ou que elas sejam menos felizes.
 Acho mesmo que o dilema não está entre trabalhar fora ou não, e sim entre TER OPÇÃO e poder VIVER a sua OPÇÃO. Esta é a chave da felicidade, sem ela inevitavelmente vem a insatisfação, vem a sensação de vazio e aí realmente ninguém consegue ser feliz, nem mães, nem filhos.

2 comentários:

  1. Eu não gosto de entrar neste merito por nao ter filhos, mas fui criada por uma mãe super feministas, que criou filhas pra terem uma profissão. E, mesmo ganhando bem MENOS que meu pai, NUNCA parou de trabalhar. E dava conta da gente tambem. Hoje eu tenho um orgulho dela, no interior da Bahia ter criado as filhas assim sabe, dela ter sido assim.
    Nos dias de hoje, as vezes, algumas mulheres trabalhando seriam remuneradas tão pouco, que não acham valer a pena. Ou não gostavam do trabalho, eu nao consigo ver outra possibilidade para esta onda de parar de trabalhar!!!
    Tanto que muitas voltam depois, em outras areas de atuaçao...
    Hj, por exemplo, com a remuneraçao da minha mae professora, talvez fosse mais valido parar de trabalhar .... nao sei.
    Bom, vou ler a reportagem. Bj

    ResponderExcluir
  2. Beta, apesar de ainda não ter lido a reportagem fico perplexa com alguns comentários que ouço. Adoraria está empregada no momento que engravidei. Receberia licença maternidade por um tempo e depois voltaria a trabalhar, ou não; poderia sofrer em deixar o meu filho na creche ou não...

    Gui está com 2 anos e 4 meses e eu não me vejo até agora sendo mãe-dona de casa. Não mesmo. Gosto de ficar com ele. Sim. Mas não quero isso para sempre. Quero ter meu emprego, meu tempo meu espaço também.

    é flórida!

    'menas' mãe pq trabalha fora é o ó de se escutar!!!! mas como tem gente pra criticar tudo mesmo... é só mandar aquele fouda-se lá do furicu hahahahhaa

    beijokas

    ResponderExcluir

Apesar de falar mais do que o homem da cobra, adoro quando vc também consegue falar! Então saí da moita e Pitaca a vontade...