quarta-feira, 14 de março de 2012

Não leve o personagem para cama.... Pode acabar sendo fatal...

Nos últimos dias tenho ouvido de algumas pessoas queridas questionamentos sobre decepção com algumas pessoas, principalmente no mundo virtual. E mesmo que eu tenha evitado durante meses tocar no assunto por respeito antes de tudo a MIM mesma, não significa que eu também não tenha feito estes mesmos questionamentos há algum tempo. Menos ainda que eu não me decepcione mais. Significa apenas que respeito demais as minhas convicções para dar mais tempo a quem vive de personagens e fantasias. Tenho uma vida real,( que nem sempre é comercial de margarina mas que graças a Deus está longe de ser uma tragédia grega) para cuidar e me ocupar.
Sempre defendi que o mundo virtual não é um mundo á parte, cheio de perigos, armadilhas e mistérios, acredito MESMO que seja apenas uma extensão do mundo real, apenas com visibilidade e alcance maior, mas apenas uma extensão e da mesma forma que é impossível bancar um personagem na vida real 24horas por dia 7 dias na semana, assim também acontece no mundo virtual... O problema é que de uma maneira geral quem gosta do mundo virtual acaba se expondo e muitas vezes se decepcionando infinita mais com o que encontra por aí...
E infelizmente o mundo está cheio de gente que se alimenta de amargura, de tristezas e derrotas, só sobrevivem quando rodeadas destes sentimentos e para isto sempre vestem a fantasia do grande irmão, o que sempre está pronto a ajudar e a aconselhar... Já viveu de tudo, já passou por todos os sentimentos, já foi pop star e já foi faxineiro, nada é novo, nada tem brilho, suas dores, amores, perdas e ganhos sempre são infinitamente valorizados e claro compartilhados na forma de conselhos... Se escondem atrás de uma suposta autenticidade que não passa de grosseria e manipulação veladas... Adoram pregar que não seguem regras ou normas, mas AI de você se ousar contraria-los... Eles possuem o comando da sua vida, a resposta para os seus problemas, a vivência para os seus amores. Precisam da popularidade a qualquer preço e odeiam com todas as suas forças qualquer um que se sobressaia mais do que eles. Você está triste e com problemas? Não se preocupe logo virão em seu socorro. Necessitam da infelicidade para sobreviver. Você está feliz e realizado? Esqueça. Sua alegria é irreal, ninguém é capaz de ser feliz ou de superar crises e problemas e certamente você está vivendo uma farsa.... E assim vão vivendo e sobrevivendo... E quando enfim o personagem se desfaz, logo encontram outras pessoas a quem vão alimentar os problemas e assim alimentar suas frustrações e infelicidade. Só assim conseguem suportar o peso de nada terem realizado de concreto por si mesmos...
Se acham gênios e realmente acreditam que as pessoas dependem do personagem que montaram para si, Só se esquecem que ao mesmo tempo que o mundo virtual as protege de ter que viver suas vazias vidas reais, ele também as expõem e por mais contraditório que seja é justamente no não se expor que elas mais se expõe e nunca mantem sue personagem por tempo o suficiente... Não é difícil reconhece-las, além da insuperável queda e atração pela infelicidade alheia, nada do que aparece é muito real... as parábolas são constantes quando chamados a se expor, e por mais que em pleno 2012 seja possível encontrar quase tudo sobre alguém  ou alguma coisa em uma simples pesquisa no google, sobre estas pessoas você jamais encontra NADA de vida REAL... Todos os seus amigos são virtuais, você nunca vai  ouvir contar de um belo jantar romântico que tenha acorrido neste seculo, ou um mero happy hour com amigos, não existem fotos, não existem restaurantes, não existem parques, e se houver a possibilidade de um encontro REAL, não se preocupe, invariavelmente irá aparecer algum compromisso inadiável que impedirá que isto ocorra... Apenas lembranças e devaneios...
Tenho Pena muita pena, no fundo são apenas pessoas profundamente infelizes e amargas, que nada construíram na vida, que apenas estão passando por aqui, sem deixar raízes ou sequer marcas profundas e verdadeiras em sua existência... Necessitam da infelicidade e dos problemas alheios, por isto os incentiva, os rega, assim se consolam...
Eu? Bem, tô fora, tô longe... Tenho compromisso com a felicidade, tenho compromisso com viver bem... Quero e vou deixar marcas, deixar frutos, quero minha vida real, meus filhos verdadeiros, meu marido imperfeito e amoroso, meu trabalho conhecido e nem sempre reconhecido... Vou Apenas viver, de verdade, intensamente, minhas dores e minhas alegrias, meus amores e minhas perdas, nem sempre ganhando, nem sempre perdendo mas aprendo a jogar e principalmente a correr em busca da Felicidade. Quem vier para agregar, estará para sempre junto, mesmo que algumas vezes distantes, mas quem vier para se alimentar de problemas, será impiedosamente descartado em seu próprio personagem e quem sabe um dia de tanto acreditar até o personagem vire real....


11 comentários:

  1. É isso aí!
    O negócio é mesmo ter compromisso com a felicidade! Isso que é importante!
    :D

    Beijos!
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  2. Queixar-se das mazelas alheias também não é prioridade pra mim Beta, mas quando as coisas ficam muito escancaradas e a gente começa a perceber que NENHUMA das histórias que determinada pessoa tem alguma coerência, que a própria pessoa se enrola nas suas mentiras e acaba se contradizendo e quando você tem uma relação de confiança e carinho com essa pessoa, aí acaba sendo necessário tocar no assunto. Porque confiança é um elo delicado, muito frágil,que a gente estabelece com algumas pessoas e quando esse delicado elo se rompe, não pode mais ser restaurado. Além de que, esse rompimento causa marcas, dores e sofrimento em quem se preocupou com os problemas da pessoa, deu toda sorte de conselhos tendo o cuidado de não ser invasiva ou ditadora de regras, ficou apreensiva com as suas preocupações e de repente começa a perceber que tudo aquilo ou era um exagero da pessoa,um aumento excessivo das dimensões do problema para chamar atenção, ou que, pior ainda, pode ter sido tudo mentira! Isso dói, magoa, maltrata.
    Como sempre, torço para que tudo dê certo pra ti, que você viva intensamente este teu novo momento e que seja feliz.
    Da minha parte,como já disse ontem, vou cuidar dos meus diamantes,porque os cacos de vidro são muitos e não to dando conta.

    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  3. Dificil é saber quem é o personagem e quem é a vida real.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. O problema são as arestas que vão ficando, a pessoa esquece de aparar e sempre aparece alguém que emenda uma ponta na outra e desfaz-se a fantasia, ou o que seja...
    É fácil manter personagem e vida falsa, difícil é manter como vc mesma escreveu... mas a vida real está cheia destas pessoas tbém... e como está!!!
    bjs e viva feliz!!!!
    Adorei o comentário da Tuka e a frase dos diamantes!!!

    ResponderExcluir
  5. Vanice,
    não se preocupe o tempo senhor de todas as verdades sempre se encarrega de derrubar as mascaras... eu aprendi que quem está ocupado demais vivendo a propria vida nunca tem tempo de ter todas as respostas....

    ResponderExcluir
  6. Rô, flor.
    É como eu falei naquele dia.
    A imperfeição é necessária, é o que nos torna verdadeiros.
    Seja ter tpm, ser bagunceira, meio imatura (eu?) ou querer tacar uma bomba na casa pra não arrumar (né?).
    Todos nós temos defeitos, problemas, crises de consciência, de choro, de riso, e sem dúvida não sabemos nada de nada. Eu pelo menos não sei, mas vou aí batendo cabeça na vida e tentando aprender.
    Não posso saber dos motivos da pessoa, mas posso garantir que sempre serei essa bobalhona feliz e meio idiota, e sempre estarei aqui, mesmo que virada em lobo quando vem o mau humor.
    Beijos, lindona.
    Tidoru.

    ResponderExcluir
  7. Rô, flor.
    É como eu falei naquele dia.
    A imperfeição é necessária, é o que nos torna verdadeiros.
    Seja ter tpm, ser bagunceira, meio imatura (eu?) ou querer tacar uma bomba na casa pra não arrumar (né?).
    Todos nós temos defeitos, problemas, crises de consciência, de choro, de riso, e sem dúvida não sabemos nada de nada. Eu pelo menos não sei, mas vou aí batendo cabeça na vida e tentando aprender.
    Não posso saber dos motivos da pessoa, mas posso garantir que sempre serei essa bobalhona feliz e meio idiota, e sempre estarei aqui, mesmo que virada em lobo quando vem o mau humor.
    Beijos, lindona.
    Tidoru.

    ResponderExcluir
  8. Viver no mundo real não é tarefa fácil, no mundo virtual então, dificílimmo! Tem muitos personagens por aí, de todo tipo: os muito alegres, os muito infelizes, os muito seguros e os muito inseguros... sei não, mas desconfio sempre de quem é muito!
    Um problema também que percebo bem recorrente no mundo virtual e real é que a pessoa que se mostra demais é mal interpretada e o mesmo acontece com quem se mostra de menos!
    Acho que o importante é ser verdadeiro com você mesmo e acredite: tem gente que não consegue nem isso!

    Beijão.
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  9. Ah Roberta, viver no mundo virtual nem sempre é fácil mesmo. A gente vê gente por aí que acha que aqui é um mundo a parte, que não existem sentimentos e pessoas por detrás de letras, códigos e telas. Mas existem. E elas não se diferenciam mesmo... real e virtual está tudo misturado. E quem pensa que pode viver um vilão sugador de problemas, acaba machucando outros e principalmente a ele mesmo.

    Nós temos de certa forma um personagem. Mas um que é baseado no que verdadeiramente somos. Sem querer prejudicar ninguém, sem querer ser melhor que ninguém. Apenas mostrando o que conhecemos de legal, compartilhando vivências, experiências. E é isso que eu acho que temos que abraçar no virtual. O resto, é resto!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Vou falar aqui mais ou menos o que eu escrevi no post da Tuka. Realmente é complicado saber quem é o que no mundo virtual. Mas com o tempo você vai olhando aquele novelo e vendo as pontinhas soltas, entendendo que as coisas não são exatamente como parecem que são. Algumas pessoas fazem isso conscientemente, porque acham suas vidas sem graça, querem parecer ser mais do que são, precisam de atenção e audiência. Outras realmente acreditam no que estão dizendo, realmente acham que são daquele jeito. Só que isso também acontece na vida real, é só parar para pensar um pouquinho nas pessoas que nos cercam.

    Beijos
    Tati
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  11. Na web é mais fácil evitar pessoas indesejadas. Você para de seguir, ser amigo, dá um block. Na vida real, muitas vezes você tem que conviver fisicamente com alguém que você sabe que é falso.
    Não dá mais confiança para essas pessoas e pronto!
    Deixei um comentário no blogue da Tuka e cheguei lá através de um outro blogue que falava do mesmo assunto. Bem, fui lendo... na ânsia de descobrir se também estava sendo enganada! (rs*) Mas não encontrei pistas, então, vou ter que descobrir por mim mesma mais um fantasminha na blogosfera! Eu digo fantasma, porque essas pessoas somem e não deixam rastros e por isso, melhor não se preocupar.

    ResponderExcluir

Apesar de falar mais do que o homem da cobra, adoro quando vc também consegue falar! Então saí da moita e Pitaca a vontade...