sexta-feira, 16 de março de 2012

A ferinha de cachinhos loiros.

E descobri que eu tenho uma verdadeira ferinha em casa, e não, não estou falando do Zé, cão velho e bobo, mas que vira e mexe mostra seus dentes e põe a molecada toda para correr, principalmente a Zebra, que hj está com suas pernas, alvo predileta do ‘dócil’ cão a salvo em Brasília. Estou falando da Nine. A cada dia a moleca mostra mais sua personalidade e nos surpreende com tamanha determinação e força de vontade.
 Tenho 3 filhos, convivi e convivo com inúmeras crianças, algumas difíceis, outras calminhas, muitas levadas, mas nenhuma com tamanha determinação e personalidade quanto minha pequena Nine, e muitas vezes, apesar de admirar sua capacidade de defender seu ponto de vista e de suportar pressão e chantagens maternas, me pego sem saber como agir com a pequena ou mesmo morrendo de rir quando sei que merecia uma bela bronca e castigo de 25 anos na cadeira de pensar. Lidar com a zebra criança sempre foi muito fácil, sempre uma criança dócil, educada e disposta a cooperar, nunca precisei falar mais de 2 vezes com ela e muitas vezes fui alvo de ‘inveja’ de amigas e cunhadas, afinal a zebra era aquelas crianças de manual de boas maneiras inglesa. HL veio para colocar o mundo de cabeça para o ar, desde sempre muito agitado, muito explosivo, sujeito a chuvas e tempestades. Mas mesmo sendo uma bombinha atômica em pessoa não consegue ter argumentos sólidos. Suas explosões são meramente emocionais e assim sendo ele não tem nem tempo para elaborar e argumentar...
 Mas a Nine... A Nine não, desde pequenininha já mostrava sua personalidade, com poucos meses já dormia sozinha, Nunca aceitou ‘comida de bebê’ e só aceitou comida de sal na hora que oferecemos comida de verdade, com tempero e sal. Com pouco mais de um ano, se apaixonou por uma sandália de plástico decorada com florzinhas, e quem disse que aceitava usar qualquer outro sapato? A sandália estragava e nos víamos, eu e o pobre pai percorrendo o centro da cidade até encontrar outra exatamente igual... Enquanto isto ela arrancava todo e qualquer sapato que ousássemos calçar em seus pezinhos. Ou seja, desde sempre sabíamos que a pequena ia ser osso duro, mas não estávamos preparados para uma pirralha baixinha cheia de atitude e argumentos... E agora no auge dos seus 4 anos, resolveu ‘adolescer’ antes do tempo, adora ficar hoooooras brincando sozinha ou assistindo seus desenhos preferidos, e quando chamada a se integrar sempre tem argumentos e contra argumentos válidos e fundamentados para continuar no seu mundo de fantasia... Quando quer nos convencer de algo, não se cansa de explicar a mesma coisa de 15 mil maneiras diferentes e em seguida perguntar 8.765 vezes ‘Indenteu?’  E agora como se não bastasse deu para nos enfrentar:
- ‘ Nina, pede desculpas para o seu irmão’ fala a mãe, tentando apaziguar mais uma peleia.
_’ Não vou pedir, ele também me povocou e nem adianta pedir desculpa, eu não ‘disperdoo’’ responde a pequena cheia de atitude.
_ ‘Nine, chega, vai para a cadeirinha de pensar’ Explode o pai depois de pedir para que não faça a cortina de cipó pela milionésima vez.
- ‘ não vou, se eu cair quem machuca sou eu’ Responde a pequena aventureira.
- ‘ Aline, seu pai está falando com você, presta atenção’ fala a mãe exausta.
- ‘ Eu não sou surda, só desliguei a orelha para não ouvir mais a voz dele’ responde a pequena mal criada.
- ‘ Aline, Para!!! A mamãe não aguenta mais. Vc está uma menininha respondona e feia’ Berra a mãe a beira de um ataque de nervos.
- ‘Então para que você quis ter filhos heim?’ Responde uma fedelha abusada e mal criada...
 O Cantinho de pensar já virou brinquedo, tirar ‘mordomias’ não faz nem cosquinhas, explicar que papai e mamãe ficam tristes com esta atitude e que só irão conversar quando ela falar com respeito e educação são o mesmo que falar com a parede. E aí? Fazer o que? Se morder de raiva? Comemorar o fato de ela saber argumentar e ter força de vontade e aguentar as consequências dos castigos sem mimimis, ou esperar a adolescência precoce passar e ela finalmente ser uma dócil e meiga princesinha da mamãe?
 Como agir quando se tem uma ferinha adolescentes de 4 anos e lindos cachinhos no cabelo?


Um comentário:

  1. A quem SERÁ que essa emnina puxou!? Personalidade forte!? Opinião?! Decisão?! #oi?!!? Já vi esse filme Beta! hahaha...

    Bjos nas duas!

    ResponderExcluir

Apesar de falar mais do que o homem da cobra, adoro quando vc também consegue falar! Então saí da moita e Pitaca a vontade...