terça-feira, 20 de março de 2012

Em Briga de criança adulto mete a colher?


Não costumo me meter em briga de criança. Na verdade acho pouco saudável para as crias quando os pais fazem isto. Crinaça TEM QUE aprender a se virar e isto incluí resolver os proprios problemas, e acredito sinceramente que quando nós pais nos metemos nesta relação estamos roubando de nossos filhos a oportunidade de aprender a  conviver com suas frustrações e pior a aprendererm a resolver seus problemas, se tornando adultos eternamente imaturos e dependentes...
Mas agora a pouco lendo a globo .com me assustei com uma notícia, a mãe de uma menininha de 1 ano e 4 meses, procurou a justiça pois foi mordida na creche. Logo imaginei que fosse uma mãe histérica que quer superproteger sua filha de tudo, me enganei.
 A Menininha ficou com as bochechas deformadas depois do ‘ataque’ de outra criança, como vc pode ler aqui, revi minha posição e tenho certeza que como mãe tomaria a mesma atidude da mãe da pequena, lendo o resto da notícia, fico mais abismada ainda quando noto que a creche REALMENTE está querendo culpar a criança agressora pelo fato. Oi? Como Asséaaaan?  Claro que uma criança que agride uma coleguinha com tal gravidade precisa ser auxiliada, talvez seus pais não saibam lidar com a agressividade do filho, ou quem sabe tenha um lar desajustado ou violento ou ainda que seja filha de pais superprotetores que estão criando um pequeno ditador. Vai saber...
 Mas muito mais do que saber o que levou uma criança a agredir outra assim, a pergunta que GRITA na minha cabeça é : onde diabos estavam os ADULTOS desta creche que não impediram isto? estas crianças realmente tinham supervisão? Quem é mesmo RESPONSÁVEL? Fica a duvida! Não é fácil demais para alguns estabelecimentos de ‘ensino’ se esconderem atrás de travessuras de crianças?


5 comentários:

  1. Minha filha, logo que começou a estudar, veio com uma mordida no ombro. Nada grave, mas machucou. A professora pediu mil desculpas e informou que foi em um momento que estava distraída. Fiquei meio assim, conversei com a diretora e na semana seguinte tinha uma estagiária na sala, para ajudar a professora (o que era lógico). Porque só depois que reclamamos é que as pessoas tomam atitudes para mudar? Sei não...as vezes penso que eu que estou ficando exigente demais, precavida demais...

    É chato, chatíssimo isso, no lugar desta mãe do caso que apareceu na Globo.com eu faria a mesma coisa. Iria buscar meus direitos - é preciso cuidado ao cuidar de crianças.

    ResponderExcluir
  2. Sim, concordo com vc, dentro dos limites do possível crianças tem que aprender a resolver seus conflitos... Mas quando li a matéria e vi o creche municipal no meio já vi grande parte da cena, pois passei três anos trabalhando com essa faixa etária (GRUPO 1- Crianças de 1 a 2 anos) e creia as prefeituras sempre trabalham nos dando o minimo possível previsto pela lei, o minimo de pessoas, o minimo de materiais didáticos, de limpeza, o minimo de brinquedos, o minimo de assistência técnica e o máximo de crianças possível, no meu grupo a média era 18 crianças, 20 matriculadas e no máximo 3 pessoas para cuidar, lembre-se de como crianças nessa faixa etária e que acidentes acontecem com mães que cuidam de um, agora imagine a creche!

    E lembrando, pessoas adoecem, faltam, surtam, deprimem tem uma formação PÉSSIMA, a prefeitura de Recife manda estagiarias de magistério para a creche que muitas vezes nunca pegaram uma criança no colo e tem nojo de xixi, vomito e caca... Só eu e Deus sabemos o que é treinar estagiaria que tá ali por causa dos R$ 300,00 e achando pouco... O céu e o Inferno ficam no Grupo 1!

    Não sei o que ocorreu no dia, mas sei o que pode ter ocorrido, sei também que nesses casos apurar a culpa é mais que acusar a criança (ISSO É ABSURDO) ou as profissionais responsáveis, os órgãos responsáveis precisam lembram de observar as condições de trabalho oferecidas pelo município quando fizerem isso descobrirão onde estavam o adultos, porque acidentes acontecem e como evita-los.

    ResponderExcluir
  3. Esse é o meu medo de colocar a pequena na creche, mas uma hora eles tem que ir, não é verdade?!
    Esses dias levei ela no parquinho e sempre fico próxima acompanhando onde ela vai, ajudo a subir nos brinquedos ou se deixo sozinha fico do lado só monitorando.
    Mas uma menina que parecia ter a mesma idade que ela, foi chegado perto e pensei que ela queria brincar a "danadinha" jogou pedras no rosto da Helena. E onde estava a mãe? Só Deus sabe. eu suponho que era uma das 2 mulheres que conversavam em um a banco há uns 30m do local. Falei pra menina que não podia fazer isso, peguei Helena embroa agradecendo por uma das pedrinhas não ter pego no olho dela.
    Se não há ninguém por perto para repreender fica difícil a criança saber o limite das coisas.

    Beijos
    #amigacomenta
    maebivolt.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Roberta,
    É realmente importante que crianças sejam sempre supervisionadas, principalmente os mais novinhos que resolvem tudo fisicamente. E ainda mais quando o filho é "dos outros",a responsabilidade é muito maior!

    Obs: não quis nem clicar no link. Fiquei com medo do que ia ver... :(

    Abraços,

    Jamile
    Mãe para Mães
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  5. Eu vi essa reportagem e sinceramente não acredito que essas crianças estivessem sob a supervisão de um adulto. A mordida foi muito grave e não foi uma só. Nesses casos é preciso interferir sim.
    No caso das minhas crianças, deixo-as resolverem sozinhas, porque entendo que me meter é correr um grave risco de cometer alguma injustiça. Mas fico sempre de olho, se houver a mínima possibilidade de que se agridam e se machuquem aí tenho que intervir.

    #amigacomenta

    ResponderExcluir

Apesar de falar mais do que o homem da cobra, adoro quando vc também consegue falar! Então saí da moita e Pitaca a vontade...