quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Saber Calar - Ser gentil Vale a Pena

E chegamos à terceira postagem  da blogagem Coletiva sobre gentileza, me pego pensando sobre o que escrever e recebo a resposta ao perceber que muitas vezes ser gentil é saber calar.
Vejo que as pessoas cada vez mais se ‘acham’ no direito de dizer o que pensam e da forma que pensam, sem ver que falar demais não é sinceridade, é pura falta de educação e de respeito. Há pouco tempo em seu show de despedida, graças a Deus, Rita Lee, promoveu espetáculo patético e absolutamente desnecessário ao agredir a Policia Militar de Aracaju que apenas executava seu trabalho de manter a ordem e dar segurança ao publico da velha gagá, artista.
Policias foram desrespeitados e xingados por revistarem pessoas que supostamente portavam drogas. Ou seja, fazia exatamente o SEU trabalho. Quem ganhou? O publico? Só meia dúzia de intelectualoídes que se aproveitaram da situação e a manipulou da forma que quis.
 Da mesma forma, porque falar que o vestido da amiga é feio? Que o filho da vizinha é malcriado? Que a tia da amiga do marido tem um caso com o padeiro da esquina? Quem ganha? A sinceridade? Me poupa que tô cara! Talvez quem ganhe durante dois ou três segundos seja apenas quem falou demais, não é perene, não tem alicerce... Isto não é ser sincero é apenas SER GROSSEIRO e ponto.
Como diz Tiago na bíblia: "Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a sua língua, antes engando seu próprio coração a sua religião é vã”. (Tiago 1:26) ou ainda: A língua é como um palito de fósforos que pequeno consegue realizar uma fogueira podendo incendiar toda uma floresta(Tiago 3:5),talvez este seja o maior gesto de gentileza que possamos fazer em relação ao outro... Saber Calar, não ter a necessidade de ser ‘autentico’ usando como base de nossa autenticidade apenas a grosseria tranvestida de sinceridade...  Saber falar é uma arte, mas saber calar só os sábios consegue.
Ser Gentil não é fazer atos heroicos é apenas agir com outro da forma como gostaríamos que agíssemos conosco.


8 comentários:

  1. Adoro seus posts, e realmente sabe oque mais fico indignada é que normalmente as primeiras pessoas a criticarem são as que o telhado de vidro é maior.

    Beijos

    #amigacomenta

    Michelle Imilio

    ResponderExcluir
  2. Eu aprendi a calar em muitas situações e saí ganhando um bocado, mas tem hora que ñ rola,rsrsrsrs
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  3. me poupa que tô cara, hauhhuahuahuauhahuhuahuaa... o melhor do dia!

    Acho a sinceridade super mega válido, mas contanto que ela seja solicitada. não sou daquelas que saio por aí falando o que penso, pq senão seria linchada na primeira esquina, como vc bem disse, soa como falta de educação, e muita usam a sinceridade como desculpa p/ ser incoveniente. Dia desses postei no FB sobre isso. As pessoas que vem até mim, pedem opinião sincera (deixam bem ressaltado isso!) sobre determinado assunto, geralmente dou rodeios, mudo de assunto e a pessoa insiste (aconteceu 3x!) e digo o que realmente acho e a pessoa fica P da vida comigo!? Não está preparado p/ ouvir, então não pergunte. Não há uma única verdade.

    Adorei o post e nem tava sabendo dessa BC! Mais alienada impossível! rs...

    ResponderExcluir
  4. Concordo Beta, tenho raiva de quem se diz "sincera" só p/falar o que quer sem pensar que está magoando ou ofendendo em nome da tal sinceridade, que ao meu ver é a mais pura falta de educação....não sou daquelas que falo sempre o que pensa, pq antes de ser sincera, sou ponderável e coerente c/ a situação. Mas sou dessas que "quem fala o que quer, ouve o que não quer"....engulo mais sapo não kkkkkkkk...bjs.

    ResponderExcluir
  5. Aff eu perdi a paciencia pra gente sincera demais!!!
    Como disse a Mari, qdo eu pedir : ok.
    Se eu nao pedir, so me fale coisas boas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. olá. Lendo o texto, digo-te que para muitas ser " sincero " é o mesmo que ser intriguista, ver o " fogo a arder ", em suma, gerar um mal estar entre um grupo de pessoas. beijos

    ResponderExcluir
  7. olá. Lendo o texto, digo-te que para muitas ser " sincero " é o mesmo que ser intriguista, ver o " fogo a arder ", em suma, gerar um mal estar entre um grupo de pessoas. beijos

    ResponderExcluir
  8. Concordo, Roberta! As pessoas deveriam pensar mais antes de agir e lembrar que não são o centro do mundo. Os outros devem ser respeitados!!

    Abraços,

    Jamile
    #amigacomenta

    ResponderExcluir

Apesar de falar mais do que o homem da cobra, adoro quando vc também consegue falar! Então saí da moita e Pitaca a vontade...