quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Saber Calar - Ser gentil Vale a Pena

E chegamos à terceira postagem  da blogagem Coletiva sobre gentileza, me pego pensando sobre o que escrever e recebo a resposta ao perceber que muitas vezes ser gentil é saber calar.
Vejo que as pessoas cada vez mais se ‘acham’ no direito de dizer o que pensam e da forma que pensam, sem ver que falar demais não é sinceridade, é pura falta de educação e de respeito. Há pouco tempo em seu show de despedida, graças a Deus, Rita Lee, promoveu espetáculo patético e absolutamente desnecessário ao agredir a Policia Militar de Aracaju que apenas executava seu trabalho de manter a ordem e dar segurança ao publico da velha gagá, artista.
Policias foram desrespeitados e xingados por revistarem pessoas que supostamente portavam drogas. Ou seja, fazia exatamente o SEU trabalho. Quem ganhou? O publico? Só meia dúzia de intelectualoídes que se aproveitaram da situação e a manipulou da forma que quis.
 Da mesma forma, porque falar que o vestido da amiga é feio? Que o filho da vizinha é malcriado? Que a tia da amiga do marido tem um caso com o padeiro da esquina? Quem ganha? A sinceridade? Me poupa que tô cara! Talvez quem ganhe durante dois ou três segundos seja apenas quem falou demais, não é perene, não tem alicerce... Isto não é ser sincero é apenas SER GROSSEIRO e ponto.
Como diz Tiago na bíblia: "Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a sua língua, antes engando seu próprio coração a sua religião é vã”. (Tiago 1:26) ou ainda: A língua é como um palito de fósforos que pequeno consegue realizar uma fogueira podendo incendiar toda uma floresta(Tiago 3:5),talvez este seja o maior gesto de gentileza que possamos fazer em relação ao outro... Saber Calar, não ter a necessidade de ser ‘autentico’ usando como base de nossa autenticidade apenas a grosseria tranvestida de sinceridade...  Saber falar é uma arte, mas saber calar só os sábios consegue.
Ser Gentil não é fazer atos heroicos é apenas agir com outro da forma como gostaríamos que agíssemos conosco.


terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O Menino, o Cão e a Mãe

Família reunida assistindo TV na sala, Nine já dorme e HL brinca distraído no computador com sua mais nova paixão: Montar quebra cabeças  virtuais do pequeno Príncipe. Nada além que um fim de dia normal.
 Niqui Zé começa a choramingar... Anda de um lado para outro... perturba Hugo, faz chamego nas minhas pernas... Ok! O cão safado deve estar com Gula, vamos lá dar um tantinho mais de ração... Nada sossega o cão, anda cada vez mais moleque e por mais meleca que faça só consegue conquistar a simpatia e o carinho de toda a Família, incluindo do HL que já fez as pazes com o velho cão depois da ultima briga.
 Pausa
HL, não para um segundo em sua vida e  ser cuidadoso não é uma de suas maiores qualidades. Zé é um cão velho, ranzinza e cheio de manias, que já deve ter passado por poucas e boas na rua e não paga para ver se vão machuca-lo ou não, no primeiro sinal de perigo mostra logo os dentes rosnando... Niqui HL tropeça e caí de bunda em cima do cão, que no susto rosna e morde o pé do HL. Logo Hl persegue o cão pela casa jurando que vai devolver a mordida, só é demovido da ideia quando o pai lembra que o Zé ainda não havia tomado banho aquela semana e que o pelo dele devia estar com o gosto muito ruim. Ponto para o Papai, mas a mágoa entre Zé e HL ainda persistiu alguns dias.
 Despausa
Zé ainda está inquieto, e num rompante de cachorrice começa a latir, e justo na porta do quarto das crianças, OMG que a Nine não acorde!!! Pedimos que ele pare e nada, pego o cão no colo e solto:
Que houve Zé? Fala o que tá te incomodando? HL prontamente saí do seu quebra cabeças e manda:
“Mãe vc ainda não aprendeu que cachorrinhos não falam? Depois eu é que preciso ir para a escola todo dia!?”
 Tá podia ter dormido sem esta, mas como ontem era o dia da caça ainda teve mais:
Zé continuava agitado, acho que era o calor, se até eu que não tenho aquele casaco de lã me envolvendo estava morta imagina o pobre cão, resmungava, choramingava e no meio da novela repreendo de novo o cão:
“ Zé sossega, vamos ver a novela quietinhos, olha lá presta atenção...”
Pequeno ogro HL não perdoa: “ mãe, hoje tu tá burra heim! Cachorros não assistem TV e mesmo que assistissem o Zé é cego esqueceu?”
Pronto! Calei... Realmente eu podia ter dormido sem esta...
                                                  Eu depois das peloras do HL




segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O ataque dos homens maus....

Sexta-Feira alta madrugada e eu assistindo o desfile das campeãs de Sampa... Niqui ouço um barulho estranho... Algo entre o miado de uma gata no cio, choro de criança e gritos de jabotis copulando... Será algo da Bateria da escola que desfilava? Afinal dos desfiles de Sampa eu espero qualquer coisa... Sim, sou preconceituosa, desfile para mim só o carioca. Não gostou? Me processa.  Seria uma invasão extraterrestre? Seriam simples gatos namorando no play logo abaixo de minha janela? Abaixo a TV, o barulho continua. Olho pela janela, nem sinal de gatos tarados... Saio em busca da fonte de barulho... Chego na porta do quarto das crianças, não me parece vir de lá, mas ouço um ‘miado abafado’ “mamãe me ajudaaaaaaaaa”. Opa, mamãe sou eu... Caí à ficha e entro no quarto e me deparo com uma Nine em Pânico... Rostinho afundado no meio de travesseiros e ‘filhos’ e corpinho tremendo.... Tomo minha ultima bebe nos braços e num abraço apertado sinto ela se aconchegar e enfim encontrar a fonte de proteção que tanto necessitava....
Ficamos ali quietinhas alguns minutos, até que minha pequena enfim conseguisse parar de soluçar e tremer, ainda abraçada questiono o que houve. “Mamãe, você pode dormir aqui comigo?” Opa, a coisa é séria, a nine nunca me chama de mamãe e sempre que pode a alternativa e ela ir para o meu quarto e não o contrario. Digo que irei dormir com ela, alguns minutos depois enfim a explicação:
“ Mamãe, tinha gente querendo entrar aqui em casa, Tava lá na porta da sala e ia entrar...” Garanto para ela que não havia ninguém na porta da sala, vamos até lá de mãos dados, mas o medo a domina e ela simplesmente entra em pânico ao ver que eu ia abrir a porta, conversamos um pouco, abro a porta e sigo até o corredor onde mostro que tudo está calmo... Voltamos para sua cama e dormimos abraçadas... Ufa, foi um pesadelo, ficou para trás...
 No resto do Fim de semana, o medo continuou, chegando ao ponto de implorar ao irmão para ir ao banheiro com ela para não ter que ir sozinha... Minha Nine que adora se isolar no seu mundo de fantasias e fica horas brincando sozinha no quarto enquanto o irmão apronta pela casa toda, simplesmente se recusou a brincar no seu quarto, procurando o tempo todo a minha companhia ou a do pai... o medo era nítido, e por mais que conversássemos com ela e até HL com toda sua logica explicasse que ‘sonho era pesadelo que não dá medo’, não teve jeito, a pequena realmente estava impressionada... E eu começando a ficar preocupada...
Hoje cedo ao me levarem até o elevador no ritual diário de despedida da mamãe que vai trabalhar, Pequena solta a perola: “Olha mamãe!!!!! Não tem mais pegadas no corredor!!! Os homens maus não tão mais aqui!!!!!” pego a pequena no colo num abraço gostoso confirmo que eles foram embora e não vão mais voltar, e respiro aliviada, parece que minha super heroína destemida mandou os homens maus embora e voltou para o seu mundo de fantasias.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A louca..... Mas eu me mordo de ciúmes....

Como contei no post de ontem estreei em um novo emprego, trabalho em uma área ainda predominantemente masculina e como já  ocorreu outras vezes todos os colegas de trabalho do meu setor são homens.
Niqui, no retorno do carnaval um destes colegas apresentou uma doença contagiosa nos olhos e ganhou alguns dias de licença médica, como de costume em nossa área, apesar da licença médica o rapaz em questão se colocou a disposição para retirar duvidas caso necessário. E como Murphy atua lado a lado da T.I. é obveeeeo que foi preciso.
Acontece que é de domínio publico que a esposa do cidadão é extremamente ciumenta, além disto, não possuo o telefone do mesmo e ao surgir a necessidade solicitei que outro colega de trabalho entrasse em contato com ele e me transferisse a ligação. Duvidas retiradas, trabalho realizado e vida que segue.
Alguns minutos depois toca o telefone, ao atender era o colega adoentado perguntando se o problema havia sido resolvido e me passando o fone da casa dele caso seja novamente necessário. Sinto o clima tenso no ar, por traz da voz dele há a voz da esposa aos berros que toma o telefone da mão dele, mas antes que ela diga algo ele retoma a conversa e digo que no trabalho está tudo sob controle e vida que segue novamente...
Logico que imediatamente o assunto começou a rolar na sala e apostas foram feitas sobre a situação do casal, Toca o telefone novamente. Ao atender e me identificar, dou de cara com uma louca aos berros exigindo saber por que foi o outro colega que ligou para casa dela e não eu. Respondo que sou nova na empresa, não tinha o telefone residencial do colega adoentado e por isto solicitei ao outro colega... Mas a moça está realmente surtada e parece não ouvir, aos berros começa a afirmar que tenho um caso com o marido dela, respondo que ela resolva os problemas dela em casa e recebo de volta berros: “Sua Piiiiiii, Você tem um caso com meu marido! Porque mandou o fulano ligar para ele?” como mamãe me ensinou a não discutir com doido, ainda mais em surto, simplesmente desliguei o telefone e deixei o mesmo fora do gancho.
Sinceramente, não sei se novamente teria a mesma reação, só sei que fiquei tão bestificada com a situação que simplesmente saí do ar, não sabia o que falar ou o que responder. Jamais imaginei uma cena absurda destas em um ambiente de trabalho... Depois analisando friamente a situação senti muita, muita pena desta moça... Certamente é alguém que vive uma relação adoecida, onde a ultima coisa que existe é respeito e uma boa autoestima... Afinal uma mulher se submeter a um papel destes e virar piada no trabalho do marido como ocorreu realmente tem que estar gravemente adoecida emocionalmente e não ter um pingo de autoestima ou mesmo respeito próprio. E no fundo acredito que o grande responsável por esta situação seja ele... Provavelmente estimula o ciúme doentio da sua mulher e alimenta sua própria autoestima com as crises e cenas que este ciúme gera.
 E Aí? Qual é o limite do ciúme? E principalmente, o que leva uma mulher a se rebaixar  e se humilhar a este ponto? Sei lá, mas por via das duvidas acho que irei aconselha-lo a cortar as unhas da esposa, afinal linda e ruiva e com marca de unhada no rosto realmente não vai combinar.
Ps: que conste dos autos, minha sorte é que na rua do trabalho existe um hospital psiquiatrico! Tomara que tenha pronto atendimento. hehehe

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Pequenas retomadas, grandes conquistas



Semana passada estreei em um novo emprego e depois de tudo que passei no ultimo, onde durante meses fui perseguida por um ser insano e inescrupuloso, verdadeiro vampiro de energia, que me fez adoecer e até mesmo questionar a escolha do estilo de vida que fiz há anos atrás e da qual sempre me orgulhei, e parece que novamente estou no meu primeiro emprego... Sinto a mesma alegria e o mesmo frio na barriga.

Novamente presto serviços a um órgão publico e não posso negar que isto também me deixa muito confortável, estruturei e sedimentei minha carreira em Brasília prestando serviços a órgãos públicos, e por mais que queiramos negar: SIM, O RITMO é DIFERENTE! Isto não quer dizer que não aconteça, como reina no imaginário coletivo e nem mesmo que o ritmo seja lento, em alguns casos pode ser mais rápido do que em qualquer empresa privada que eu conheça, mas é um Ritmo próprio, onde existe sim o jogo politico, mesmo para funções puramente técnicas, mas também existe à vontade e acertar, mesmo que para isto você tenha que falar com 7 pessoas, 3 elefantes, 2 onças e 17 formigas. E por mais louco que isto possa parecer isto me estimula, gosto do desafio e me sinto em casa...

Estou cheia de projetos, enxergando diversos pontos de mudança e sei que sou capaz de executá-las, e não, NÃO posso negar que este jogo politico me excita! Não tem jeito posso ter caRIOcado em quase tudo, mas como boa Brasiliense trago este jogo no sangue, sei e gosto de jogá-lo!

Esta definitivamente é a hora da virada na minha vida, e percebo que depois que descartei o que era superficial e pesado na minha vida, pessoas, sentimentos, mágoas, trabalho... Tudo ganhou novo colorido, novo sabor, estou me redescobrindo e me reencontrando e é bom demais perceber que a Roberta nunca deixou de existir, que ficou sim algum tempo apagada e ofuscada, mas que ela sempre esteve ali, seja a mulher, a amiga, a mãe, a filha e até mesmo a profissional... E caio de cabeça, sem medo, cheia de planos e energias e sabendo que agora o terreno é muito mais seguro e plano, inclusive na área profissional, pois além da alegria que descrevi no primeiro paragrafo ser a mesma, agora ela vem abalizada de maturidade, estrutura e segurança. E que venham novos desafios, e que venha a certificação, estou aqui, pronta não mais para a guerra, mas sim para a vitória!


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Não me socorre que eu Tô Feliz


Extra, extra, extra. Plena terça–feira de carnaval, quero aproveitar  as ultimas horas de descanso e continuo disposta a não filosofar na folia de Momo, afinal estes são dias da folia da carne e nunca tive predisposição para retiro religioso.

Na sexta a saída a la anos 80 foi perfeita, verdadeira risoterapia cercada de pessoas lindas, leves e felizes... e nossa como é bom estar com gente verdadeiramente Feliz! Hugo reviu a mulher livre, leve e solta por quem se apaixonou há tantos anos atras e neste reencontro percebemos o quanto é melhor estarmos juntos!

Sábado foi dia de ressaca, me recolhi a tumba de Mun Há e só sai de lá ruiva, linda quando já passavam das 15h. Miraculosamente Todos sobreviveram, Hugo providenciou biscoitos e lasanha sadia para as crias e ninguem parou no hospital pela alimentação nada recomendada do sabadão de carnaval! Perto das 18 seguimos para o calçadão, comer mais besteiras e acompanhar os bloquinhos família off programação da prefeitura que teimam em se reuinar na Orla. Nine se acabou sambando e descobri que HL é um velho chato e ranzinza, que reclama de tudo e quer tolher a alegria feminina da família tentando controlar a dança da mãe e da irmã... afff. Carnaval que vem mando o moleque para um asilo!

Domingão foi dia de encontrar amigos, almoço gostoso, crias se acabando na piscina, pais empenhados no melhor de todos os passatempos: estreitar laços de amizade, e nossa que diferença faz na vida quando escolhemos nos cercar de pessoas leves e comprometidas com a felicidade, o tempo não passa e você só quer que aquelas horas se perpetuem... Para fechar o domingão com chave de ouro a Portela arrebenta na avenida, desfile correto, tecnico e FELIZ!!!  Coração portelense vibrou com a Aguia dourada e  com o orgulho de ser portelense!

Segunda, foi dia de preguiça e de  família, Velho ranzinza se recusou em ir para os blocos e passamos os 4 o tempo inteiro juntos, brincando, rindo, implicando com velho ranzinza e nos acabando em uma carne no grill generosamente preparada pelo Papai que está se empenhando em tirar a mamãe da cozinha...

Hoje queremos arrasatar velho ranzinza para algum bloco, afinal hj é o ultimo dia de folia e já pensamos nas possibilidades de chantagem e de propina na tentativa de arrastar HL para um bloco onde a ala feminina da família vai se empenhar em se esbaldar no samba... ainda não sei o que vai rolar, se ameaça de cortar os pulsos caso ele não vá ou propina barata de dois chocolates por hora de folia sem reclamação...

 Oi? não pode chantagear filho? Ah me denuncia!!! Vou ali preparar a propina afinal hoje é Carnaval!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Vou beijar-te agora não me leve a mal hoje é carnaval....


Pois é estamos na época do Ziriguidum, folia de momo, dias de descanso, então nada de programação normal, continuarei em edição extraordinária que estes dias, irei aproveitar e VIVER, aproveitar e praticar um pouquinho do meu mais novo esporte SER FELIZ, e de quebra namorar muito marido de minha’lma, brincar com os moleques, leva-los a todos os blocos ‘família’ que passar por Copa,  afinal se a Nine foi pro bloco com apenas 9 dias de vida e HL com 4 se fantasiou de mulher por vontade própria e fez sucesso nas ruas de Copacabana onde acabou realizando seu sonho, afinal o Sherek pediu para tirar foto com ele! Sim eu minto para meus filhos e os deixo crer que um cidadão gordo pintado de verde em pleno carnaval é o Sherek de verdade. Me processem!  Não ia ser este ano, onde são quase anciãos para o padrão carnavalesco da família que iria deixar de participar do reinado de Momo!
A festa começa hoje, mas como sou doida e contraditória e oficialmente o carnaval só começa amanhã, hoje irei quebrar a tradição de falar mal assistir as escolas de Sampa, e irei para uma linda noite regada há anos 80. E vai rolar Gretchem, Wando, Sidney Magal, Ursinho Blau blau e todo o resto do brega chiclete dos anos 80.
 Quem sabe não aproveito a véspera de carnaval e não tiro da gaveta o sutiã com ombreiras, uma minissaia saint tropeitos , blazer de cor flúor, batom roxo, sombra cor de rosa e até o gel new whave... Oi? Me interna?

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Edição Mega Extraordinária


Tá certo tinha prometido colocar as fofocas notícias em dia, e na verdade já tinha até começado um post para o dia de hoje, mas hoje me dou o direito de sair da programação normal e por motivos de força maior entrar com mega edição extraordinária!
Extraordinária porque hoje é dia de festa, de comemoração e de alegria, Extraordinária por que hoje é dia do aniversário de uma das pessoas mais extraordinárias que faz parte da minha vida e que me orgulho MUITO de ter o privilégio de conviver e de chamar de AMIGA!
 Pois é, hoje é dia dela, que é mãe de 3, humana de 2, esposa de 1, amiga de muitos, mãetorista, faxineira, governanta, educadora, fotografa , enfermeira, fisioterapeuta, TO, psicóloga e ainda enfrenta com alegria e otimismo todas as dificuldades de ser mãe de um lindo menino deficiente...
Com ela aprendi a ser mais leve, com ela aprendi a mudar a vibração quando os problemas atacam em massa e conseguir sair da situação com mais facilidade, com ela aprendi que para ser feliz precisa basicamente de uma coisa: DESEJAR ser FELIZ!
 Então hoje paro tudo, e uso este meu espaço apenas para render homenagens a esta mulher, linda, meiga, forte, decidida, fiel, corajosa, moleca e LOUCA... Esta mulher que espalha luz e alegria por onde passa, contagiando a todos com seu alto astral e sua energia hiper positiva, esta mulher que me faz voltar a adolescência e a me orgulhar de ter uma BFF.
 É isto Hoje é aniversário da linda mãe polvo, ou  simplesmente Mari, e por ela paro tudo sim e numa prece singela só peço uma coisa ao universo, que conspire sempre em favor dela! Que a lei do retorno se cumpra na sua vida e que todo bem e alegria que ela espalha volte potencializado para sua vida, e principalmente que a vida nunca nós leve para caminhos muito distantes.
 Maricota, loka loka, Hoje o dia é seu, hoje a festa é sua, hoje o post é seu e hoje até o chocolate e o pudim de tapioca são TODOS TEUS! Love U demais da conta!


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Ninho Vazio

No dia 1 de fevereiro a Zebra voltou para Brasília, e eu... SURTEI... Sério! Surtei de surto surtado... Imaginei o avião caindo, fazendo um pouso forçado em alto mar. Fiz chantagem emocional, tive ataque de ciúmes de todos que estão com ela em Brasília, ameacei amarrar no pé da mesa, morrer de inanição, cortar os pulsos e cheguei a pensar em desmaiar na frente do embarque, mas como achei que era king kong demais desisti e só deixei as lágrimas correrem livremente enquanto HL reclamava que irmãos não podem morar longe.
 Desta vez foi realmente difícil deixa-la ir, não sei se a consciência de que este ano pré-vestibular será puxado para minha pequena grande Zebra, ou se saber que até rever minha primeira bebe serão pelo menos 5 meses, ou se simplesmente estou ficando velha e boba... Mas ver minha pequena ali, decidida, pronta para ir embora e encarar a vidinha dela, foi um baque, a via decidida e queria tê-la novamente dentro do meu ventre, pequenina, protegida...
Filhos não deviam crescer. FATO, aliás, acho que para os pais filhos realmente não crescem nunca, são adultos com famílias e quem sabe netos e para os seus pais serão sempre meninos, mas eles crescem e seguem seus caminhos, suas escolhas, seu destino, e a esta altura do campeonato sinceramente não acredito que caiba a mim mãe, pegar na mão e caminhar, cabe sim, esperar, estar na retaguarda, sair do foco, de cena e ir para a coxia, torcer e estar pronta para receber em cada retorno, para dar colo e deixar cair no momento que for necessário, onde esta decisão já não cabe mais a mim, mas a ELA, senhora de sua vida... A base foi dada, é sólida, construída em cima de amor, verdade e compreensão, agora o caminho é dela e tenho certeza que será trilhado com ética e respeito, os tombos serão inevitáveis e estarei aqui pronta para dar colo, para falar e para calar...
 Mesmo que a cada despedida eu ache que o avião vai cair, ameace amarrar no pé da mesa, morrer de inanição ou cortar os pulsos, afinal normalidade e sanidade são palavras que já não combinam com aquela que um dia pariu.
 

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O retorno!

Cof, cof, cof. Eita que a poeira tá braba! Tá certo, deixei meu filho caçula abandonado e jogado a própria sorte, sou uma mãedemerdabloguistica, mas juro que tive razões para tal! Fevereiro chegou chegando e trazendo com ele inúmeras mudanças, e eu que acreditava tanto em 2012 só pude sorrir e acreditar ainda mais que estamos em tempo de colheita!
Desde a ultima postagem em 31 de janeiro, a zebra já voltou para Brasília, eu adoeci e fiquei boa, sofri um tiquinho mais com o assedio moral que sofri desde Agosto do ano passado, as crias voltaram para a escola, mudei de emprego, me ausentei da net durante uma semana inteira, O câncer da mamãe continua aponguetando o Juízo e não está se comportando como um tumorzinho bonzinho e educado que deveria ser, fortaleci meu casamento e tive um almoço delicioso com uma amiga que já virou irmã há tempos, Fui para o paredão duplo junto com esta amiga e nem ao menos tivemos nossos 30 segundos de defesa, nem beijo no Bial, fiz a limpa no meu face e excluí gente que absolutamente não me agregava nada... Ufa! Prometo aos poucos colocar a postagem em dia e contar um tanto de cada uma destas coisa... De uma vez ninguém aguenta.
E no meio deste turbilhão de coisas, ausências, carências e conquistas.  Descobri uma Roberta mais madura e ao mesmo tempo mais leve, finalmente aprendi a virar a página e apenas tirar sarro de quem me incomoda, fortaleci minha crença de que não preciso pensar igual para respeitar e admirar alguém, mas que sim CARATER é fundamental para que eu consiga conviver com as pessoas, que as dores são sim inevitáveis e que só com alegria e tranquilidade somos capazes de transforma-las. Brinquei mais, amei mais, perdoei mais, convivi mais e fui muito mais feliz.
 Então apesar da saudade que senti, da poeira que juntou no blog, dos causos que perdi no face, SIM. Valeu a pena a ausência... Muito!