sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Rio de Janeiro.... de fevereiro,..., de dezembro,..., de vida

Como todo mundo tá cansado e careca de saber, sou Brasiliense, absolutamente apaixonada pela seca e que sobrevive feliz e contente com umidade relativa do ar abaixo de 15%. Mas acho que algo dentro de mim sempre soube que apesar de pertencer aquele chão, ele não era o melhor cenário para minha vida. Morei fora de Brasília algumas vezes: Jataí – GO; Petrolina-PE, Rio Grande - RS, e todas às vezes voltei para o aconchego do cerrado. Amei Petrolina, suportei Jataí e Odiei com todas as minhas células Rio Grande. Só que o meu lar, o meu chão, o meu povo ainda era Brasília.
Em 2007 resolvemos mudar para o Rio, aqui tínhamos melhores oportunidades profissionais e uma possibilidade de crescimento na carreira que a velha politiqueira de Brasília, nunca nos permitiria alcançar. E confesso que no principio, o Rio seria apenas mais um dos lugares que eu iria morar, e que eu jamais perderia minha forte identificação com o cerrado e o orgulho de ser Brasiliense...
 Mas a coisa não aconteceu exatamente assim, claro que no primeiro ano eu não conseguia passar um dia sequer sem ler as notícias no Correio Brasiliense e me indignava verdadeiramente cada vez que via/ouvia alguém confundir a população Brasiliense com a corja da política nacional... Mas o tempo foi passando, a Nine nasceu e fui dia a dia me apaixonando e sendo conquistada por esta cidade linda e louca que é o Rio de Janeiro.
Descobri que não preciso trabalhar de terninho, salto alto e maquiagem para ser respeitada, que de vez em quando posso até apelar para o velho trio Jeans, camiseta e tênis que todo mundo vai achar normal... Descobri o prazer e a maravilha de andar apenas de havaianas entre a noite de sexta e a manhã de segunda... A delicia de colocar um biquíni e passar o dia na praia sem a imensa preocupação se estou com 2 kg acima do peso ou não, ou mesmo se o biquine combina com a canga, com o chapéu, com a bolsa e quiça com os brincos..
Fui aprendendo a malemolência carioca, o bom humor, que um bom pé sujo muitas vezes é melhor que o Bar/boate/casa noturna da moda... Que é uma delicia poder vir para Lapa numa noite qualquer usando uma bermuda jeans, Camiseta e Chinelo e que ainda assim vc não será um ET.
E Hoje sinceramente não consigo me imaginar morando novamente em Brasília, e tirando a umidade em 15% realmente não sinto saudades da cidade... Sinto falta dos amigos, da família, mas da cidade? Nenhuma!
Lógico que o Rio não é uma cidade perfeita, temos uma violência terrível, a corrupção e o ‘jeitinho brasileiro’ imperam e irritam, a má distribuição de renda é clara e aparente, a burocracia é maior do que já vi em qualquer outro lugar ... O Rio está longe de ser perfeito, mas sinceramente quero fazer a minha parte para que melhore a cada dia, para que meus filhos herdem uma cidade mais segura, menos desigual...
 E Sim se Brasília foi o chão que nasci, onde guardo com carinho as lembranças do passado, o Rio é o Chão que escolhi, que aprendi a amar e a respeitar e onde quero viver com plenitude meu presente e meu futuro.



3 comentários:

  1. Que post mais lindo Beta! Eu sou suspeitíssima p/ falar pq não só nasci aqui, como sou completamente apaixonada pela cidade. Sou muito carioca, em todos os sentidos, desde o sotaque, cor da pele sempre bronzeada e estilo de se vestir descontraído, havaiana é uma extensão do meu corpo, rs... Então ler isso de alguém que não é 'nativo', é bom demais! Concordo com tudo que vc diz, até a parte ruim.

    Beijos amigannnnn!

    ResponderExcluir
  2. Adorei!Adorei!!!Eu amor o Rio apesar de morar longe de tudo que acontece...só detalhe, nada que a linha vermelha,amarelha e Av,Brasil não resolvam(em dia sem tiroteio é claro,rsrsrsrsrs)
    apesar de tudo eu ñ troco o RJ por nada exatamente por tudo que vc enumerou no post...amo o sol daqui,amo as belas vistas daqui e o povo tbém...Uma amiga que chegou de SP pra ficar elogiou demais a gentileza e o acolhimento, é claro q existem os mal educados,mas damos conta deles...
    Seja sempre bem vinda e agora tu já virou carioca,nega...

    ResponderExcluir
  3. Pelo pouco que ví do Rio, concordo com você Roberta , uma cidade linda e muita acolhedora!!!
    Não vejo a hora de voltar, mas para ficar alguns dias e conhecer muitos lugares maravilhosos!!!
    Bjos
    Ana

    ResponderExcluir

Apesar de falar mais do que o homem da cobra, adoro quando vc também consegue falar! Então saí da moita e Pitaca a vontade...